X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cietec credencia-se a captar recursos pela Lei de Informática e chama startups de TICs até 18 de março para processo seletivo de incubação


bcb Screen Shot    at    PMO Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), sediado na USP em São Paulo, está rodando seu primeiro edital do ano procurando atrair empresas de Tecnologia da Informação. A expectativa é que cerca de 40 novas empresas sejam recebidas para a incubação ao final do processo. As inscrições para o processo seletivo vão até dia 18 de março.

Em razão de ser autorizada a atrair incentivos da Lei de Informática, a instituição espera ter grande procura por parte dos empreendedores da área de TI. A legislação, regulada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é um instrumento de fomento relevante para o setor. O Cietec oferece serviços de pré-incubação, incubação e pós-incubação.

A lei funciona por meio de incentivos fiscais a empresas que investem em informática, inclusive para startups instaladas em incubadoras. Até 2014, as empresas enquadradas têm direito a dedução de 80% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Após essa data, o valor diminui gradativamente até 2019, ano em que a aplicabilidade dos recursos se expira. Para se enquadrar na lei, a empresa precisa cumprir alguns requisitos, como plano de produção, controle de qualidade e área de recursos humanos.

Franco Margonari Lazzuri, gestor de TI do Cietec, explica que a pequena empresa desenvolvedora de hardware e software inovadores pode contar com apoio da Lei de Informática, incubando seu projeto no Cietec. “Essa é uma vantagem competitiva, econômica e de apoio à inovação sem precedentes”, conclui.

O edital do Cietec é de fluxo contínuo e está aberto não só a empresas TI, mas também de outros setores, como biotecnologia, eletroeletrônicos, medicina e saúde, meio ambiente e química. Além disso, neste edital também será dado um enfoque maior a projetos não-residentes, ou seja, que não precisem necessariamente estar instalados dentro do Cietec, considerando a alta procura de empresários de outras regiões, que buscam a expertise da incubadora a fim de alavancar seus negócios.

Empreendedorismo e Inovação

O Cietec, localizado na Cidade Universitária, no campus do IPEN-USP desde 1998, promove o empreendedorismo inovador, incentivando a criação e o fortalecimento de micro e pequenas empresas de base tecnológica.

O processo seletivo, que conta com avaliação de consultores especializados, é realizado em várias etapas, incluindo um curso de capacitação para elaboração de plano de negócios. O resultado final é publicado após a entrega da redação final desse documento.

Veja a agenda do processo seletivo:

   
Retirada do Edital até 18/03/2013
Recebimento das propostas para inscrição na pré-seleção até 18/03/2013
Divulgação do resultado da pré-seleção até 22/03/2013
Inscrição workshop de 40 horas para aprovados na pré-seleção até 01/04/2013
Workshop – capacitação para elaboração de plano de negócios de 08/04/2013 a 19/04/2013
Recebimento das propostas finais/plano de negócios até 17/05/2013
Divulgação do resultado final até 30/06/2013

 

Veja também:

Franco Lazzuri, gerente de TICs no Cietec, analisa mercado de startups

ExpoCietec teve 27 pitches e anúncios do MCTI na Fecomercio

Entrevista sobre CardioEmotion, incubada no Cietec

cddcde KCLFPa wng

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo