Grafitti não é algo necessariamente ruim, mas quando propaga mensagens negativas ou até mesmo racistas, o ideal é que não seja mantido em público.
Para remover essas artes desrespeitosas, a marca de produtos de limpeza Cif criou um aplicativo que ajudava os romenos a avisarem em que localidade existia um grafitti que merecia remoção.
No app, os romenos podiam fotografar o trecho ofensivo e marcar a sua geolocalização. Cada caso era avaliado e listado pela equipe de limpeza, que se esmerava em fazer o melhor possível para limpar o local, fosse esfregando com produtos abrasivos ou pintando por cima.
Com mais de 250 mil visitas no site da ação, a campanha foi capaz de limpar 385 locais. O resultado não tinha nada a ver com um ‘banho de loja’, mas com o interesse de evitar que a região se tornasse desagradável a alguém que passasse por ali.
Limpar grafittis através de apps não é uma ideia 100% genuína – outras cidades do mundo já tiveram ações do tipo, como a realizada pelo app Report It. No entanto, o patrocínio de uma marca de produtos de limpeza faz muito sentido, promovendo uma simbiose entre o interesse de manter a cidade limpa e o reforço da marca na mente dos consumidores.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie