O americano Ryan Blair não tem uma história muito típica de empreendedorismo. Hoje um empreendedor milionário e serial, Blair teve que superar uma adolescência de violência e de crimes. Aos 16 anos, ele já tinha sido preso dez vezes e fugido de casa e de um pai abusivo e viciado metanfetamina. Ele passou um ano vivendo no quintal de sua irmã e se juntou a uma gangue. Mas sua décima passagem pela cadeia – um período de 26 dias – o assustou o suficiente para que ele mudasse de rumo.
Hoje Blair é CEO da ViSalus Sciences, vendedora de um programa de perda de peso, empresa que ele fundou e vendeu em 2008. Ela está próxima de faturar US$ 600 milhões neste ano. Em uma década, Blair também fundou outras empresas e escreveu um livro sobre empreendedorismo, “Nothing to Lose, Everything to Gain: How I Went From Gang Member to Multimillionaire Entrepreneur” (Nada a perder, tudo a ganhar: Como eu passei de membro de gangue a empreendedor multimilionário”.
O site da Bloomberg Businessweek conversou com Blair e extraiu cinco dicas valiosas para qualquer empreendedor. Confiram:
– Não deixe ninguém roubar seu leite
Segundo Blair, no seu primeiro dia de prisão, você sempre é testado de alguma forma por outro prisioneiro. Geralmente isso acontece quando ele tenta roubar o seu leite na hora do almoço. Se você deixar isso acontecer, terá mais problemas futuramente. O mesmo acontece com negócios: todo mundo quer tirar proveito de você e de sua empresa e, por isso, você precisa se impor e defender seus princípios. “Se você permite que uma pessoa roube seu leite, outras farão o mesmo”, afirma.
– Faça com que as pessoas mereçam sua confiança
Quando você abre sua primeira empresa, sua reação natural é confiar cegamente em todo mundo, principalmente possíveis parceiros de negócio. Mas, assim como nas ruas, você não deve confiar em ninguém logo de cara. A filosofia de Blair é que todos devem fazer por merecer a confiança dele, e ele testa continuamente as intenções e motivações dessas pessoas.
– O cara mais forte não é o mais poderoso
A pessoa mais poderosa de uma empresa – assim como de uma gangue – é a pessoa mais influente, e por isso você tem que tomar muito cuidado. Você pode ser o fundador da empresa, mas alguém influente indo contra seus objetivos pode tirá-lo do jogo tão facilmente quanto um criminoso com uma arma.
– Experiência vence o conhecimento teórico
Para Blair, pessoas que possuem experiência e demonstram isso na prática impressionam muito mais do que pessoas que esbanjam em currículos, retórica e teoria.
– Pelo menos acerte meu nome
Blair diz que muitas pessoas que seguiram uma rota mais tradicional rumo ao empreendedorismo não dão valor a sua história de sucesso, e que muitas ainda falam mal dele. Como empreendedor você deve ignorar isso. “Fale de mim o quanto quiser – bem ou mal -, porque eu não estou prestando atenção. Mas pelo menos acerte meu nome, está bem?”, ele diz.