X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Com o fim iminente de seu asilo na Rússia, Edward Snowden diz: “adoraria morar no Brasil”


Em junho do ano passado, o responsável por vazar o esquema de espionagem dos EUA revelava sua identidade. Era Edward Snowden, então com 29 anos de idade, um ex-assistente técnico da CIA. Na época, ele dizia: “eu não quero a atenção do público, porque eu não quero que a história seja sobre mim. Eu quero que seja sobre o que o governo dos EUA está fazendo”.

Ontem, a Rede Globo exibiu no Fantástico uma entrevista com Snowden em pessoa, realizada em Moscou. É a segunda entrevista veiculada com ele em menos de uma semana. Parece que ele não está mais com medo de desviar a atenção do público. O que mudou?

Segundo o Fantástico, “com todas as revelações que foram feitas, [Snowden] se sente seguro para discutir seus sentimentos”. Além disso, a entrevista coincide com o lançamento, há alguns dias, do livro Sem lugar para se esconder de Glenn Greenwald, que conta a história de Snowden e do vazamento de arquivos da NSA. Então é normal que ele esteja nos holofotes.

Mas talvez haja um motivo mais importante: o asilo político de Snowden na Rússia está prestes a vencer. O que acontece depois, nem ele sabe:

Fantástico: O que vai acontecer quando seu asilo temporário aqui vencer?

Snowden: Essa pergunta é difícil. Eu não tenho resposta. Meu asilo vence aqui no começo de agosto. E se o Brasil me oferecer asilo, eu ficarei feliz em aceitar.

Fantástico: Você gostaria de viver no Brasil?

Snowden: Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu já pedi asilo ao governo brasileiro.

O pedido de asilo ao Brasil foi feito em julho do ano passado, mas o Ministério das Relações Exteriores deixou bem claro na época: “não há intenção de responder”.

Esta pode ser uma forma de levantar na imprensa o assunto de seu asilo político – não seria a primeira vez. Em dezembro, quando a Casa Branca afirmou que não daria anistia a Snowden, ele publicou uma carta aberta ao povo do Brasil: “até que um país me conceda asilo político permanente, o governo dos EUA vai continuar a interferir com minha capacidade de falar”. O governo brasileiro não se manifestou.

Mas talvez valha a pena tentar: o Brasil é alvo prioritário da espionagem da NSA, que inclui até mesmo as mensagens de Dilma Rousseff e documentos da Petrobras. (Obviamente o motivo não é descobrir potenciais esquemas de corrupção: os EUA querem ajudar a si próprios.) E a presidente foi enfática na ONU em pedir pelo fim da espionagem indiscriminada no mundo, prometendo até levar a proposta de um Marco Civil Internacional para a internet.

jZVpRYWseIg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot