X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como a NASA criou o incrível sistema para pousar o robô Curiosity em Marte


Adam Steltzner passou nove anos trabalhando para transformar sete minutos de terror em um dos melhores momentos da NASA desde a aterrissagem da Apollo 11 no Mar da Tranquilidade, na Lua. Ele mostra como aconteceu, por dentro, uma das mais incríveis conquistas espaciais na história da humanidade.

E aqui ele explica como, quando e por que tudo isso aconteceu: uma história de inovação, companheirismo e coragem que resultou em vitória – mesmo quando muitos esperavam que eles fracassassem.

Sem eureka

Steltzner era responsável pela EDL, acrônimo em inglês da fase de Entrada, Descida e Aterrissagem em Marte. A história da EDL foi, acima de tudo, uma história de trabalho duro, criação, testes e novos testes.

Não houve um momento mágico de eureka nesse desafio. Steltzner, chefe de desenvolvimento da EDL, e sua equipe passavam suas horas de trabalho em sessões de brainstorming intenso. Uma delas, onde surgiu o agora famoso “skycrane”, durou três dias. O skycrane ajudou a aterrissar o robô Curiosity, usando foguetes para reduzir sua velocidade de queda.

Aos poucos, refinando ideias anteriores, virando outras do avesso, e então ajustando-as até elas se encaixarem direitinho, Steltzner e sua equipe inventaram e desenvolveram uma forma genialmente louca de aterrissar um veículo na superfície de outro planeta. Só restou esperar quase uma década para ver se tudo funcionaria como esperado.

A experiência de sete minutos

O momento finalmente chegou, mais de oito meses depois que o Curiosity foi lançado ao espaço. À medida que 5 de agosto se aproximava – quando o robô chegaria a Marte – o entusiasmo de todos se transformava em nervosismo. Mas na noite da EDL, o treinamento se sobrepôs a tudo. Como diz Steltzner, seu cérebro entra em modo automático. O medo ainda estava lá, mas todo mundo estava focado e concentrado.

Era o momento “tudo ou absolutamente nada” deles. E foi essa a música de Frank Sinatra (“All or Nothing at All”) que Steltzner escolheu para começar a missão. A equipe cantou a música bem alto na sala de controle, antes das câmeras de TV transmitirem o lançamento. Era adrenalina saltando aos ouvidos. E então, começou a contagem regressiva.

Alguns minutos depois, tudo acabou. Enquanto milhões assistiam tudo na TV ou internet, tudo funcionou exatamente como planejado. A Curiosity chegou à superfície de Marte, e ninguém conseguiu conter a euforia. Depois, na primeira conferência à imprensa, Steltzner ficou emotivo ao falar sobre sua equipe. Ele também fala sobre a equipe no vídeo acima, e a melancolia depois que o trabalho chegou ao fim: depois de anos trabalhando juntos, veio a tristeza de saber que eles sentiriam falta uns dos outros.

Futuro

Esperamos que muitos desses homens e mulheres possam trabalhar juntos de novo. Mas ainda não ficou claro o que vai acontecer no futuro. A NASA já mostrou ao mundo que ainda consegue transformar em realidade algo aparentemente impossível. Ninguém tem o talento, conhecimento e habilidade tecnológica para realizar isto.

Mas apesar da NASA ter alcançado um dos maiores feitos na história da exploração interplanetária, o futuro ainda é bastante incerto. Steltzner quer ir para Europa, a lua de Júpiter onde cientistas acreditam que exista vida. Não apenas fósseis ou restos de organismos: vida mesmo, escondida em oceanos.

Mas mesmo que esta nova missão tenha um custo estimado de apenas dois bilhões de dólares, não há nada planejado para o futuro. Nada mesmo.

d di
ded NQiSRLdo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot