X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como a tipografia saiu do papel e foi para as telas de cinema


A tipografia é a arte e o processo de estruturar visualmente um texto, seja no papel ou nas telas. É algo que nós vemos quase todos os dias, mas algo onde poucos realmente prestam atenção aos detalhes. Está tão onipresente que é fácil de esquecer.

Esta animação curta descreve a importância da tipografia e como nós brincamos com ela, primeiro mostrando as regras básicas de composição e, em seguida, fazendo a transição para a tipografia nos filmes.

Cada fonte possui detalhes bastante específicos em cada letra. A linha de base, que guia as letras em uma linha; o ascendente e descendente, pontos mais altos e mais baixos de uma letra; a serifa, os pequenos prolongamentos nas extremidades de cada letra; entre outros. Você pode conferir um infográfico sobre o assunto aqui, explicando cada um desses detalhes.

A tipografia combina a fonte com certos estilos – negrito, itálico, light, condensado, entre outros – e com o uso de caixa alta (ou baixa). Mas não só: a forma como você organiza as palavras e usa os diferentes estilos faz parte da tipografia.

Nas telas de cinema, a tipografia inicialmente tinha um propósito simples: exibir as falas de um filme mudo. Ela ganhava mais estilo nas aberturas e créditos do filme. Mas foi com Saul Bass que ela ganhou ainda mais relevância, através do que se chama “design de animação”.

Ele combinava design gráfico, tipografia e movimento para criar aberturas clássicas, como em Psicose, Intriga Internacional e O Homem do Braço de Ouro. Depois disso, todo filme ganhou uma abertura própria, com fonte e tipografia diferentes.

O curta “Do papel para a tela” foi feito pelo designer gráfico Thibault de Fournas, e conta um pouco sobre a história da tipografia fazendo fontes dançarem na nossa frente. [Thibault de Fournas via Design TAXI]

ccd djkRVkdoo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot