X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como abrir uma empresa: o guia completo


A abertura de empresa é provavelmente uma das maiores decisões que uma pessoa pode tomar durante sua vida, já que isso envolve todos os aspectos da sua vida: rotina, profissão, estudos, remuneração e até seu propósito.

Aqui no Saia do Lugar nós já falamos tanto sobre como montar uma empresa, que inclusive temos uma seção com tudo que já publicamos: Como começar empresa.

Porém para quem está pensando em começar ou ainda se planejando, ter um guia organizado é essencial. Este artigo veio exatamente para isso!

Está pronto? - crédito da foto: shutterstock

Está pronto? Foto: shutterstock

1- Ideia de negócios

Apesar de nem tudo começar no famoso “Eureka!“, qualquer novo negócio parte de uma ideia inicial (que na maioria das vezes vai sendo alterada durante o caminho).

Por isso, caso você ainda não tenha a primeira ideia, temos aqui algumas dicas sobre como gerar ideias inovadoras.

Ideia gerada, mas será que ela vale a pena? Para essa análise, criamos algumas formas de avaliação:

Ideia gerada e aparentemente boa para um negócio. Agora é hora de desenvolver esse produto/serviço e, para isso, temos um ebook gratuito, o Desenvolvimento de Produtos sem enrolação.

2- Encontre seus companheiros de jornada

Empreender sozinho é sim uma opção válida e bem possível, mas posso afirmar: ter bons sócios torna a jornada MUITO mais legal e com perspectivas bem maiores.

Por isso, temos dicas sobre como escolher sócios. Mas, tão importante quanto, também levantamos as características que seu sócio não pode ter.

3- Saindo do emprego e lutando contra as desculpinhas

Como o começo de qualquer negócio não é um mar de rosas, é recomendável um bom planejamento pessoal para lidar com a falta de remuneração ou até investimentos. Além disso, se você era um funcionário, o ideal é não prejudicar o seu empregador atual com uma saída brusca – por isso, seguem algumas dicas para a transição do emprego para a própria empresa.

Se você tem dúvidas, também elaboramos um roteiro para a sua transformação em empreendedor.

Mas, se você ainda está na fase das desculpinhas, dê uma olhada se você não está perdendo uma janela de oportunidade.

4- Formalização da empresa

Para funcionar legalmente precisamos passar por algumas burocracias.

Fizemos um check-list sobre como registrar sua empresa, mas também temos o Abra Sua PJ, com conteúdo bem prático e direto ao ponto sobre as burocracias de abertura de empresa, como contratos, tipos de CNPJ licenças e muito mais – tudo no www.abrasuapj.com.br

4.1- Um projeto sem nome é um projeto sem importância

Apesar de terem ideias de negócio super criativas, algumas pessoas esbarram no nome. Nós acreditamos um projeto sem nome é um projeto sem importância, por isso separamos alguns passos sobre como dar nome à sua empresa.

5- Plano de Negócios

O plano de negócios não é o primeiro documento ou mesmo o primeiro planejamento que se faz numa empresa nascente. Este aqui é o primeiro planejamento que qualquer empresa precisa fazer.

Para montá-lo, você verá que uma pesquisa de mercado será bem importante. Além disso, recomendamos também um check-list para ver se você já levantou os principais pontos sobre o seu negócio.

Caso você realmente precise de algo mais formal, temos um ótimo modelo de plano de negócios.

6- E o dinheiro para começar?

Como grande parte dos empreendedores, nós começamos com pouco (nada, na verdade): dicas de como empreender com pouco dinheiro.

Se o seu negócio precisa necessariamente de um capital maior para operar, levantamos algumas dicas sobre como conseguir investimento (e também puxamos uma ótima apresentação de um especialista sobre como falar com investidores).

7- Como conseguir os primeiros clientes

Vendas. Empresa que não vende não sobrevive e ponto final.

Por isso, conseguir os primeiros clientes é vital. E nunca deixe de acompanhar as nossas dicas de vendas.

E a motivação para passar por tudo isso?

O primeiro passo é ignorar as mentiras que você ouvirá ao começar sua empresa.

O segundo é ver que mesmo os grandes empresários de sucesso, um dia, já foram bem pequenos e persistiram. Como exemplo, sugiro esse vídeo do Romero Rodrigues (fundador do Buscapé) no Day1, falando sobre acreditar no impossível.

Grande abraço,
Luiz Piovesana (trabalhando mais forte do que nunca para ver mais e melhores PMEs no Brasil)

The post Como abrir uma empresa: o guia completo appeared first on Saia do Lugar.

afcb SaiaDoLugar i GdxGuuXB OmdZYslM DDqBpKExk

afcb GdxGuuXB

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot