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Como as mídias sociais podem prejudicar sua marca?


Se você acredita que gerir sua presença nas mídias sociais é algo simples, fique de olho nesses 5 erros que podem acabar com seus negócios

Ter uma efetiva presença nas mídias sociais é fundamental na construção da sua marca e base de clientes.

Por outro lado, ter uma presença ineficaz é uma ótima maneira de perder os clientes que já existem e garantir que você não ganhe mais nenhum outro.

Se você acredita que está à frente da concorrência por apenas criar sua conta no Twitter e sua fanpage no Facebook, você está completamente enganado.

A criação de contas no Twitter e Facebook são 2 passos muito importantes no marketing da sua empresa, mas no mundo online existem muitas maneiras de colocar os pés pelas mãos e se atrapalhar, ao invés de utilizá-las ao seu favor.

As mídias sociais são uma estratégia essencial no seu marketing, mas podem arruinar a sua reputação.

As mídias sociais são uma estratégia essencial no seu marketing, mas podem arruinar a sua reputação.

5 maneiras de como as mídias sociais podem prejudicar o seu negócio

#1. Deixando perguntas de clientes sem respostas

A razão pela qual as mídias sociais são tão grandes é a capacidade de estar constantemente conectado. Junto com isso vem também a facilidade de comunicação.

Seus clientes veem sua fanpage e seu perfil no Twitter como uma forma simples de se conectar e aprender sobre você.

Quando o cliente investe o seu tempo fazendo uma pergunta para você através das mídias sociais, ela deve ser respondida da mesma maneira dinâmica e solidária como faríamos pessoalmente ou pelo telefone.

Deixar uma pergunta não respondida não apenas tira o valor da pessoa que a fez, mas também de todos os seguidores que vêm sendo ignorados.

#2. Reclamações de clientes não resolvidas

Entre os seus seguidores sempre vão estar as pessoas que te amam e que te odeiam. Clientes insatisfeitos estão tão propensos a postar em sua página, como os clientes satisfeitos.

E, assim como as perguntas de clientes curiosos, ou dúvidas, essas manifestações não podem ser ignoradas. Se alguém está usando o seu perfil como departamento de reclamações, o que vai contar para todos os outros fãs é a sua resposta.

A melhor maneira de lidar com isso é reagir rápida e educadamente. Faça com que todos saibam a sua postura proativa de satisfação ao cliente e rebater a reclamação o mais rápido possível.

Ter queixas não resolvidas em seus meios de comunicação social é um enorme matador de oportunidades junto a potenciais clientes, mas tentar removê-los ou ignorá-los é ainda pior.

O velho lema, “o cliente tem sempre razão” ainda permanece verdadeiro, especialmente quando a interação é visível a centenas e milhares de pessoas, dentre elas clientes e potenciais clientes.

#3. Misturar pessoal e profissional

Este é um erro muito cometido, e muito simples de entender: seus clientes não querem saber sobre as suas opiniões políticas ou religiosas. Acredite, não é por isso que eles fazem negócios com você.

Eles também não estão nem aí para o seu jantar romântico, mesmo que você tenha postado a sua foto no Instagram.

As pessoas curtiram a sua página e seguem você porque elas se preocupam (ou têm interesse) em seu negócio. Portanto, nunca se esqueça de mantê-lo profissional.

#4. Irritar seus seguidores

Só porque alguém está interessado no que você faz não significa que ele queira ser submetido a uma enxurrada diária de mensagens aleatórias e repetitivas. Entenda que a sociedade, como um todo, se irrita facilmente.

A chave para realizar o seu trabalho de mídia social de maneira perfeita é estar sempre presente, mas não postar com tanta frequência a ponto de monopolizar a timeline de seus seguidores.

Encontre um meio termo entre algum lugar entre 1 a 5 postagens relevantes por dia.

Não bombardeie seus seguidores com toneladas de informações. Ninguém gosta disso.

Não bombardeie seus seguidores com toneladas de informações. Ninguém gosta disso.

#5. Muito cacique pra pouco índio

Não é todo mundo no escritório que precisa ter as senhas de suas contas no Twitter e Facebook. Muitas pessoas mantendo a página pode levar à uma presença nas mídias sociais muito desorganizada.

No máximo, a sua empresa precisa de 3 pessoas responsáveis por manter a sua página. Isso vai ajudar a garantir que as coisas estejam realmente sendo executadas da maneira mais eficiente.

Não deixe as mídias sociais prejudicarem seu negócio

As mídias sociais parecem algo muito impessoal, não se engane. Você uma responsabilidade com o seu negócio e clientes e por isso precisa estar em linha, de maneira profissional.

Tudo que as pessoas esperam é uma presença organizada e educada, que reflita com coerência a maneira que a sua empresa é em pessoa.

Ter uma grande presença online pode trazer maravilhas para os negócios da sua empresa, de modo que você precise investir um certo tempo para manter um alto padrão e uma excelente reputação.

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Este artigo foi adaptado do original, “5 Ways Your Social Media Could Harm Your Business”, do KunoCreative.

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