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Se você tem pouco tempo para vender a sua ideia de negócio para um investidor, como pode refinar uma apresentação e aproveitar bem essa chance? Com base em eventos em que empreendedores fazem o seu “pitch” para investidores, o site Entrepreneur.com levantou algumas dicas para que a apresentação seja um sucesso. Confira.
– Aprimore sua apresentação. Os investidores querem que os empreendedores consigam responder cinco perguntas:
1. Que problema a empresa soluciona?
2. Como vai ganhar dinheiro?
3. O que foi conquistado até agora?
4. Quem está à frente da empresa?
5. O que os empreendedores querem dos investidores?
Quanto mais o empreendedor praticar em frente a outras pessoas, mais chances terá de fazer uma apresentação concisa e completa.
– Seja atraente. Tenha em mente que os investidores estão conhecendo a sua empresa. Quando o empreendedor já fez a mesma apresentação várias vezes, tende a “correr” nas partes que já sabe de cor. Para não confundir ou cansar os interlocutores, treine sua fala várias vezes e, se possível, grave-a em vídeo.
– Personalize sua apresentação. Lembre-se de que você não está falando para um grupo genérico de pessoas, e sim para indivíduos com experiências e preferências. Cada investidor tende a ter uma queda pela área em que tem conhecimento. Alguns preferem empresas jovens; outros, negócios maduros. Se você tem pouco tempo para vender sua ideia, seja o mais específico possível.
– Mostre que você é receptivo. Investidores profissionais querem adicionar valor às empresas em que investem. Querem saber que você está interessado no seu conhecimento do setor, competências técnicas e contatos, e não só no dinheiro. Portanto, é preciso estar aberto para feedbacks. Na apresentação, é interessante mostrar como o investidor pode ajudar a empresa. Se ele consegue enxergar como você vai cumprir suas metas e fica animado com a possibilidade de auxiliar o negócio, então a apresentação está completa.