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Como conseguir investimento antes de lançar o seu produto


Como conseguir investimento logo no início

Quando conversamos com empreendedores sobre o que os impede de começar, uma das coisas que mais chama atenção é a dúvida sobre como conseguir investimento para sua empresa.

Por um lado, é muito difícil fazer com que um investidor injete grana em uma ideia que ainda está no papel e não foi comprada por nenhum cliente (até existem casos, mas são raras exceções, normalmente explicadas por sucessos anteriores daquele empreendedor).

Por outro, existe uma técnica muito bacana que pode te ajudar tanto a levantar grana diretamente, como auxiliar as conversas com investidores externos: vender seu produto antes dele estar pronto.

No início, demonstrar demanda é de longe seu maior sinal de progresso
É muito comum vermos empreendedores tão focados em desenvolver o seu produto, que é como se estivessem olhando apenas para o próprio umbigo.

Antes de investir todas as suas fichas em tirar essa ideia do papel, é essencial se fazer uma pergunta: alguém já falou abertamente que quer comprar esse troço?

Antes disso, tudo que você tem é uma ideia. No momento em que você tem clientes em potencial, aí sim você plantou a semente para se tornar um empreendedor.

Lembre-se que de nada adianta uma obra prima isolada em uma ilha deserta.

O real valor de qualquer produto ou serviço vem do quanto o cliente está disposto a pagar por aquilo.

Por que não vender algo antes daquilo existir?
Quando você chega em uma barraquinha e pede um cachorro quente, duvido que ele já esteja pronto te esperando. Em 99,99% das vezes você terá que fazer uma “aposta” em um produto que ainda não está pronto.

Porém, apesar da analogia parecer absurda, te pergunto: por que é considerado normal comprar um cachorro quente antes dele estar pronto?

A resposta é: porque a sensação de risco ao comprar aquilo é muito pequena.

Em termos práticos, o cachorro quente é um produto que as pessoas gostam (percepção de valor), a barraquinha já está lá montada e suficientemente limpa (credibilidade), você olha para o/a tio/tia e sente que eles possuem experiência para fazer aquilo (know-how) e, para melhorar, a barraquinha está cheia de outros clientes querendo aquela delícia (se existe demanda, esse negócio deve ser bom!).

Aplicando o conceito do cachorro quente ao seu investimento inicial
Usando a mesma lógica da barraquinha de cachorro quente, para conseguir vender ao seu cliente mesmo antes do produto estar pronto, você precisa demonstrar:

  • Proposta de valor – A melhor maneira de fazer isso é tentar vender pessoalmente para o maior número de pessoas e captar o interesse e possíveis objeções que serão contra-atacadas no seu discurso de vendas
  • Credibilidade – Uma identidade visual profissional na hora de apresentar sua empresa é essencial
  • Know-how – Ninguém comprará de você se não sentir confiança de que você é realmente capaz de entregar aquele projeto
  • Prova social – Quanto mais clientes comprarem inicialmente de você, mais fácil será fazer novas vendas

Tá bom! E como coloco isso em prática?
Lógico que existem diversas formas de fazer isso, mas hoje gostaria de falar de uma bem específica para quem quer conseguir investimento para ideias no papel, uma plataforma de crowdfunding (financiamento pela multidão).

Em termos práticos, uma plataforma de crowdfunding te permite criar uma página para o seu projeto e levantar capital através dela.

As contribuições podem ir desde a compra simples do seu produto com desconto (se você venderá a R$50 quando for lançado, é mais do que justo vender por uns R$35 para quem apostou antes na ideia), até presentes especiais como ter seu nome presnete no produto, como em caso de livros.

Nessa área, recomendamos muito a Kickante.

Além das funcionalidades tradicionais de plataformas de crowdfunding, eles fornecem um serviço gratuito muito bacana de assessoria de marketing. Para garantir que você “venda seu cachorro quente” da melhor forma possível, eles ajudam a criar textos que vendem bem o seu produto e o principal, a montar uma boa estratégia de divulgação que fará com que rapidamente você alcance a sua meta.

Se você tem um projeto muito bacana e não vê a hora de começar a receber apoio dos seus clientes em potencial, crie gratuitamente sua campanha de captação aqui.

Abraços,
Millor Machado (com muita vontade de comer cachorro quente)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Kickante. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

P.S.: Créditos da imagem Shutterstock.

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