X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como criar um modelo de gestão baseado em descoberta


Shutterstock

Durante o ano que passou, muitas pessoas de faro aguçado identificaram carências no mercado e desenvolveram uma ideia de negócio para suprir essa necessidade. Algumas certamente já tomaram fôlego e se preparam para estrear no mundo do empreendedorismo em 2012.

Mas, antes, vem o frio na espinha: será que vai dar certo? “Uma startup não é uma pequena empresa, e sim uma organização temporária com a missão de achar um modelo de negócios que permita ganhar escala”, afirma o empresário Ryan Healy, cofundador da consultoria Brazen (EUA), citando Steve Blank, autor do livro “The Lean Startup”.

A saída para não se desesperar, diz Healy, é descobrir quais são as questões mais importantes para resolver e colocar a mão na massa, sem medo de errar.

Ele considera essa fase bastante arriscada, na qual o empreendedor se depara com milhares de perguntas e poucas respostas. Especialmente porque a startup não pode ser administrada da mesma maneira que uma grande empresa – é preciso partir de um modelo novo.

Para isso ele adotou, na fase inicial de seu negócio, a cultura de aprendizado e descoberta. Ela se baseia em três pontos, que Healy mostrou em um artigo para o site do YEC http://theyec.org/ neste mês. Confira, abaixo, quais são eles.

1. Reuniões de aprendizado
Healy decidiu mudar o formato das reuniões de sua equipe. Em vez de resultados e problemas, ele resumiu a pauta a três perguntas: 1) o que você aprendeu na semana passada?; 2) o que você está testando nesta semana?; e 3) o que você precisa testar e não consegue entregar nesta semana?.

2. Lista de perguntas sem respostas
Quando alguma questão – grande ou pequena – vem à mente de Healy, ele para e a anota em uma lista-mãe. Mais tarde, organiza o rol de perguntas, mesmo que seja uma vez a cada 15 dias. “O ato de escrever já ajuda”, diz.

3. Lista de respostas
Por outro lado, quando algum item da lista de perguntas é submetido a teste, o resultado também é anotado, mas na lista-mãe de respostas. Isso vale também para o que não deu certo – para evitar perda de tempo tentando trilhar um caminho.

Por fim, Healy ressalta que, para tudo isso funcionar, é preciso ter uma política de total transparência entre todos os membros da equipe. “Acredito que achamos o modelo certo. Continuamos testando as ideias, mas agora nossas reuniões são mais focadas em resultados e objetivos. Ainda conversamos sobre aprendizado, mas, quando chega a hora de ganhar escala, é preciso seguir em frente”, afirma.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot