X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como deveria ser o seu web site em 2012.


Anota ai, eu vou falar agora para vocês uma BuzzWord (palavra inventada por gurus para mostrar que sabem mais do que o resto da humanidade) que veio para ficar: “Social Web Site”. 

“Social Web Site”. Essa fui eu que inventei. 

“Social Web Site”… Essa é a fundação onde você deveria construir a versão 2012 do seu web site. 

A idéia do “Social Web Site” é te levar além da tal da “brochuware” que ainda contamina 90% dos web sites que tem por ai, e colocar no ar um mecanismo vivo que interage com os visitantes, e oferece conteúdo novo todos os dias para justificar uma nova visita do cara que visitou ontem.

Sim, o seu web site ainda é relevante. Apesar de todo o confete que vem sendo jogado sobre as redes sociais, o seu web site ainda é relevante. E se não for, vamos fazer que seja. 

Na internet maluca dos dias de hoje: NÃO CONSTRUA A SUA REPUTAÇÃO EM TERRENO ALUGADO!!!

Eu já twitei mais de 23 mil vezes. Eu já facebukei mais de 5 mil vezes. E quando eu quero fazer uma busca nas coisas que eu já promovi no twitter, eu simplesmente não consigo porque essa funcionalidade simplesmente não existe. 

CONSTRUA A SUA REPUTAÇÃO EM TERRENO PRÓPRIO. 

O web site é seu, ninguém tira de você. Se a Facebook desaparecer em 2 anos, o seu site continua sendo seu. 

Então, vamos as questões que eu acredito que você deve levar em conta na hora que estiver pensando em dar um banho de loja no seu web site durante o ano de 2012:

1. O visitante precisa entender o que você faz em 3 segundos. A verdade é que 50% dos visitantes diários do seu web site estão visitando o bicho pela primeira vez. O cara tem que ser capaz de entender o que você faz em 3 segundos ou ele cai fora. Existem diferentes maneiras de resolver isso: Uma breve descrição de 20 palavras explicando o que você faz. Um big banner na home se auto-promovendo. Uma frase objetiva no topo do browser falando o que você faz (meu caso).

2. Call-To-Action para capturar 50% dos 50%. O cara entra na sua loja (web site), e você deixa ele ir embora sem levar nada??? Na na ni na não! Coloque formulários de cadastro em TODAS AS PÁGINAS do seu web site. Cadastro na e-news, cadastro para receber o catálogo de produtos da empresa, cadastro para receber convites para eventos, cadastro para fazer download de materiais de produtos. Coloque esses formulários de cadastro no topo, ou na barra da direita, ou até no rodapé. Deixa o miolo livre para as ofertas matadoras que você tem que oferecer todos os dias. 

3. Eu sei que você precisa pagar a conta do carro importado, mas segura a onda! 95% dos carinhas que vão visitar o seu web site HOJE não estão preparados para comprar. A grande maioria das pessoas está visitando o seu web site para fazer pesquisas e chupar as suas informações. Alguns, a minoria, vão pegar as infos que você fez com tanto carinho e comprar em outro lugar. Mas a grande maioria vai dar valor ao seu trabalho de distribuição de informações e dará preferência a você na hora da compra. Tenha folhetos didáticos, palestras gravadas, áudio de entrevistas, vídeos demonstrativos dos seus produtos, casos de sucesso com os clientes, análises comparativas com a concorrência, ferramentas de análise do retorno sobre o investimento disponíveis no seu web site para ajudar as pessoas a comprar. 

4. A galera está emburrecendo, imagens e vídeos serão recursos matadores. O que você poderia esperar depois de 10 anos de big bóde brasil na rede bobo, depois de 20 anos de faustão e suas infâmes videocassetadas, depois da Wikipedia ter organizado a info relevante, e o Google fazer o papel de papai-e-mamãe de todos???? A galera está emburrecendo de vez. 2012 é o ano definitivo para o vídeo na internet. Invista em videos, faça vídeos de produtos, vídeos sobre a sua empresa, vídeos sobre você falando qualquer coisa que seja relevante para o cliente etc etc etc. Na era da burrice (onde todos acreditam que já sabem tudo), videos (curtos) e imagens vão se tornar cada vez mais poderosos. 

5. Social Web Site. Voltando ao assunto da BuzzWord que eu inventei, o visitante do seu web site precisa perceber que você está realmente afim de conversar com ele e não apenas vender. Você precisa colocar elementos SOCIAIS em TODAS AS PÁGINAS do seu web site. Coloque o plugin de comentários sociais da Facebook no rodapé de todas as páginas do seu site. Coloque o botão CURTIR/TWITAR em todas as páginas contendo infos que devem ser compartilhados na web. Tenha um blog. Tenha uma ferramenta de chat ao vivo onde os seus próprios funcionários atendem as pessoas. Ao lado de cada descrição de produto, coloque as fotos e redes sociais de todos os funcionários relacionados a esse produto. Incentive os próprios funcionários a acrescentar observações pessoais sobre os produtos da empresa no próprio web site: MARKETING É MUITO IMPORTANTE PARA FICAR RESTRITO APENAS A ÁREA DE MARKETING!

6. Um fantástico Social Web Site por R$ 3 mil reais. Você não precisa gastar 30 mil reais para ter um web site. Se alguém está te cobrando 30 mil reais para fazer um site novo, o cara é um ladrão. Manda prender! Você pode ter tudo isso que eu estou falando e muito mais por umas 3 mil pilas. Hoje existem ferramentas de baixo custo que permitem a você construir web sites fantásticos com um investimento baixo se comparado a 5 anos atrás. Se você não tem a quem recorrer para montar o seu web site, me procura que eu resolvo para você. 

7. Os clientes tem mais o que fazer além de visitar o seu novo web site. Eu espero que você não seja daquele tipo ingênuo que está pensando agora, “Poxa, eu vou fazer tudo que o Ricardo está falando e arrebentar de vender”. Cara, depois que você fizer tudo isso que eu estou falando, nada vai acontecer. Tempo ao tempo. Você tem que fazer tudo que eu estou falando 10x para dar resultado. Os visitantes tem que curtir 10 páginas em 10 dias diferentes para dar resultado. Você tem que capturar 100 e-mails nos formulários e enviar 10 e-mails diferentes para dar resultado. Você tem que publicar 10 posts em 10 dias para dar resultado. E no final, você precisa pegar tudo que você fez e disparar para cima do cliente no formato de bem desenhadas mensagens de e-mail marketing.

8. Web site para iPads & iPhones. Antes de mais nada, tira fora tudo que tem de flash no seu web site. A Apple não gosta de flash, e portanto, o flash-bonitinho do seu site não aparece no iPad ou iPhone, portanto, não presta. Muda isso agora! Ao reinventar o seu web site, peça para o seu desenvolvedor preparar o bicho para reconhecer o dispositivo onde o cliente está lendo o site e automaticamente redimensioná-lo para caber nas diferentes telinhas que existem hoje. Mais de 80% dos executivos que vale a pena conhecer usam Blackberry, Android ou iPhone para ler 50% dos emails que recebem. Se você quer aparecer para os caras, você precisa existir no mundo mobile. 

9. O negócio é converter os pagãos em fiéis. Definitivamente não existe cliente para todo mundo. Se o seu concorrente pegar o seu cliente, vai faltar cliente para você. Ponto. Em 2012 você precisa ficar ligadão nas suas atividades de marketing para investir o seu tempo nas atividades que realmente trazem retorno. Em 2012 você precisa usar o Analitycs do Google como nunca. Você precisa analisar o tráfego das páginas mais visitadas do seu site e fazer alguma coisa a respeito. De onde vieram esses caras? O que os atraiu? Onde eles clicaram? Em 2012 você precisa converter os meros visitantes do seu web site em clientes, depois em clientes recorrentes e depois em fãs da empresa. 

10. Design, Bom Gosto, Simplicidade, Minimalismo, Menos é Mais, Seja Arrojado, Dramaticamente Diferente. Em 2012 corta fora do seu web site tudo que não presta. Deixa apenas o que você realmente faz. Use o seu web site como uma ferramenta de relacionamento e não como ferramenta de transação.

2012 chegou.

O que você vai fazer do seu web site?

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo