X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como entrar em um relacionamento sério com o mercado de trabalho?


Você entra em uma faculdade de Engenharia ou de TI louco para desenvolver novas tecnologias e softwares para o mundo (#feliz). Depois de muitas provas, matérias das quais nem lembra o nome e do tão temido trabalho de conclusão de curso (#partiuTCC), você se formou (#aindamaisfeliz). Foi, então, buscar sua chance no mercado de trabalho (#medo). E, infelizmente, não se saiu como esperava (#chateado). Como é possível? Depois de tanto estudo, tanta leitura e tantas aulas obrigatórias, você simplesmente não se destaca dos outros candidatos. Pois é, caro internauta, o básico não é mais um diferencial há muito tempo. Diferencial é ter uma formação complementada. Mas como fazer para engrenar um relacionamento sério com o mercado de trabalho?

#Simplesassim: com cursos de extensão. Os empregadores consideram um pré-requisito básico ter cursos complementares no currículo. Ou seja, se você é formado em Engenharia e quer trabalhar com Redes de Computadores, por exemplo, os recrutadores preferencialmente lhe darão oportunidades na área se você tiver complementado sua formação com um curso específico em Redes. O mesmo vale para outros casos, como Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Sistemas Celulares e Comunicações Via Satélite e inúmeras outras áreas do ramo.

#Por quê? Porque no setor de engenharia, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a demanda brasileira deve criar ao menos 660 mil postos de trabalho até 2020. O estudo diz que a demanda do mercado de trabalho deve ser atendida pela expansão dos cursos de engenharia: entre 2000 e 2012, por exemplo, o número de estudantes que ingressaram na carreira de engenharia subiu 351%, ante 120% da média dos cursos de graduação. Em 2011, pela primeira vez, houve mais calouros de engenharia do que de direito. Enfim, existem muitas pessoas envolvidas com o meio, o que aumenta a necessidade de se diferenciar, de alguma maneira, no mercado de trabalho. Daí a importância de cursar uma formação e complementá-la, aprofundar seus conhecimentos e, aí sim, estar apto a alavancar a carreira.

Nesse sentido, os cursos de extensão são opções rápidas e de baixo custo, mas que agregam conhecimento técnico específico e diferenciam um profissional de seus concorrentes na busca por uma vaga. Por não serem obrigatórios, eles podem ser agregados à formação, ainda, como possível atualização de conhecimentos – o que é essencial para um profissional de tecnologia, já que o setor vive em constante transformação. Em geral, esses cursos são indicados para quem já atua no mercado, mas também podem ser ótimas opções para quem ainda está cursando a graduação, por exemplo. Ótima opção para o aluno, que consegue se aperfeiçoar e, ao mesmo tempo, cumprir as exigências das instituições de ensino (#sucesso). Resumindo, com cursos de extensão você:

  • Destaca mais seu curriculum
  • Atualiza seus conhecimentos
  • Aprende a aplicar novas técnicas
  • E ainda conhece gente nova e expande sua networking!

 

Pois bem: como você sabe, este é um post patrocinado. A pedido do Inatel, fomos entender melhor por que tanta gente está fazendo formação complementar. Foi uma baita descoberta encontrar tantos dados e argumentos. Ficou claro: é imprescindível complementar a formação com cursos de extensão – especialmente em um setor tão dinâmico quanto o de tecnologia. Então, se você ficou com vontade de conhecer opções, conheça mais sobre o Inatel e saiba #ondeestudar:

O Inatel tem unidades em Santa Rita do Sapucaí (MG) e em São Paulo (SP). Na unidade paulista, localizada no complexo WTC, são oferecidos cursos de educação continuada (extensão e pós-graduação) e serviços de P&D. Com curta duração, entre 12 e 16h, e aulas durante a semana ou aos sábados, são oferecidas as extensões em  Introdução ao Sistema Celular de 4ª Geração LTE/SAE, Construção de Emendas Ópticas e IPTV Tecnologias e Serviços. Em 2015 também serão lançados outros cursos envolvendo temas distintos.

#Ficaadica: conheça a lista de cursos de extensão disponibilizados em São Paulo. Clique aqui. E, para aqueles que estão fora de São Paulo, o Inatel oferece também cursos de extensão a distância. Confira aqui.

Foto: Shutterstock

O post Como entrar em um relacionamento sério com o mercado de trabalho? apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ea QUVKiwrXY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot