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Como escolher um software de CRM.


Você usa software de CRM? A área de vendas e marketing da sua empresa usa software de CRM? O gerente de vendas da sua empresa usa software de CRM? A diretoria comercial da sua empresa usa software de CRM?

CRM significa Customer Relantionship Management, ou, Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. 

A gestão do relacionamento com os clientes é a última fronteira dentro de uma empresa que precisamos informatizar. 

CRM é o software do vendedor. 

Vendedor que não usa software de CRM não é vendedor, é tirador de pedidos, ou algo muito pior. 

Através de um software de CRM o vendedor consegue enviar e receber e-mails, acompanhar os pedidos que colocou na empresa, fazer acompanhamento sobre todas as propostas enviadas, receber novos leads, trabalhar em colaboração dentro do cliente com colegas de outras áreas, dar e receber feedback da empresa sobre como atuar em determinar clientes e muito mais. 

Chega de usar Excel para acompanhar as suas cotações, ou o Outlook para emails, ou porta-cartão de visita de plástico para armazenar os cartões de visita que você coleta por ai. Através do CRM você pode ter todos os contatos e mensagens que troca com os seus clientes em um único lugar. E mais, você pode acessar todo o histórico do relacionamento com cada cliente através do seu smartphone ou iPad. 

Vendedor sem software de CRM tá morto. 

Sai dessa vida, AGORA!

Confira agora os softwares de CRM que eu recomendo. 

1. Highrise. É o CRM que eu uso. O Highrise permite a você controlar todos os seus contatos, propostas enviadas, follow-up,  mensagens de e-mails, to-do list e muito mais. 
O Highrise não tem sistema de e-mail embutido, mas você consegue importar todas as mensagens enviadas via Outlook, Gmail etc de maneira muito prática e funcional. 

O Highrise não tem agenda embutida, mas você consegue integrar todos os seus compromissos com o Google Agenda. 

O Highrise tem uma versão iPhone & iPad de onde eu posso conferir os meus contatos, mensagens de e-mails, e ainda atualizar as tarefas e muito mais. 

Futuramente os softwares de CRM estarão 100% integrados com as redes sociais trazendo conteúdo relevante para dentro do ambiente. Ainda não rola, mas vai rolar. Por hora, o Highrise permite visualizar dentro do bicho todos os tweets dos contatos que tem perfil no Twitter. É pouco, mas é muito legal!

O Highrise fica baseado na web. Você não precisa instalar nada. Basta escolher um dos três planos disponíveis, passar os dados do seu cartão de crédito e sair usando. A versão mais popular do Highrise é vendido por 49 dólares por mês e pode ser usado por até 15 usuários, ou seja 3 dólares por vendedor por mês. Veja os planos aqui

Outra coisa boa do Highrise é que você pode integrá-lo ao Basecamp, o software de gestão de projetos da 37 Signals. A partir dessa integração você pode ter todas as etapas do projeto organizada por contato etc. É legal, mas ainda não é o ideal. Eu já mandei trocentos e-mail para a 37 Signals com meu feedback sobre onde melhorar a integração e interface, eles disseram que “estão vendo”. Vamos ver. 

2. Salesforce. O Salesforce é o software de CRM mais completo do mundo. Ele tem sistema de e-mail & agenda embutidos; lojinha da aplicativos – tipo Apple Store – onde você compra o app que precisa para turbinar o seu Salesforce; versão iPhone & iPad para visualização dos dados; módulo de conteúdo onde você pode armazenar PPTs de apoio a vendas; integração com os melhores ERP do mundo, tipo SAP e muito mais. 

O Salesforce tem potencial para se transformar no próprio ERP sua empresa tamanha as funcionalidades e possíveis de customização que você consegue fazer com ele. 

Tanta funcionalidade tem o seu preço. O Salesforce sai por 15 doletas por mês por usuário. Ainda é uma pechincha frente a tantas funcionalidades, mas, talvez não caiba no bolso de uma pequena empresa que tem meia dúzia de softwares piratas instalados.

Confira todos os planos da Salesforce aqui

3. ZohoCRM. O ZohoCRM é uma espécie de Salesforce Light. A interface e a proposta são muito parecidas com o Salesforce. Até parece que os caras estão copiando todos os passos da Salesforce. O ZohoCRM tem sistema de e-mail embutido, integração com Outlook, agenda do Google, sistemas de e-mail marketing tipo Constant Contact, MailChimp e muito mais. 
Historicamente a carinha do ZohoCRM sempre foi meio tosca. Mas recentemente eles atualizaram a interface e ficou bacana. 

Uma coisa boa do ZohoCRM é que o bicho tem uma versão GRÁTIS até 3 usuários. Ou seja, se você quer usar um CRM totalmente grátis, eu recomendo começar pelo ZohoCRM. Confira os planos da ZohoCRM aqui

4. SugarCRM. O SugarCRM é um CRM que nasceu com uma proposta de Open Source, mas com o tempo evoluiu também para uma versão paga. 

Por ser OpenSource, o Sugar é robusto, com trocentos recursos, versão iPad e iPhone, e em constante desenvolvimento e inovação.  O SugarCRM tem a mesma interface do Salesforce. 

Se a sua empresa tem profissionais de TI com tempo e conhecimento o suficiente para fazer o download da versão GRÁTIS do OpenSource do SugarCRM vá frente. O produto vai sair na faixa, você instala, configura e sai usando. 

A versão paga do SugarCRM custa o mesmo preço do Salesforce. Confira os planos do SugarCRM aqui

Existem outros softwares de CRM, tipo Microsoft CRM, mas, o sistema da Microsoft é um terror. Uma verdadeira carroça, CARA, difícil de implementar, usar, e ainda precisa de consultores engomadinhos para virar. E não vira. 

Então, resumindo, a minha recomendação é a seguinte:

1. Escolha o Highrise se você não tem a necessidade de integrar em tempo real os contatos de vendas com o resto dos sistemas da empresa. Eu recomendo o Highrise para forças de vendas até 20 vendedores. 

2. Escolha o Salesforce se você tem a necessidade de integrar o CRM com o ERP da empresa desde o momento zero. Se você tem uma empresa com mais de 20 vendedores, provavelmente você tem um ERP bacana que permite a integração com o CRM.

3. Escolha o ZohoCRM se você ainda duvida da necessidade de usar CRM. Aproveite a versão grátis para conhecer um CRM por dentro. 

4. Escolha o SugarCRM se você é daqueles que quer ter controle sobre tudo, inclusive sobre o servidor do seu software de CRM. 

É isso aí, CRM na cabeça!

 

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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