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Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing


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Escolher uma empresa de e-mail marketing profissional é a principal preocupação ou não das empresas “amadoras” na utilização deste meio. No mercado existem muitos jogadores, mas nem todos oferecem os mesmos níveis de serviço e profissionalismo.

Como um profissional que vem estudando este mercado há um tempo,  vou utilizar aquele velho ditado “nem tudo que reluz é ouro” ao avaliar uma empresa de e-mail marketing é necessário não só avaliar preços, que do meu ponto de vista deve ser o último fator a considerar. Eu aconselho que antes de contratar uma ferramenta, você se faça as seguintes perguntas:

Que objetivos quero conseguir com minhas campanhas 

Não é a mesma coisa utilizar campanhas de e-mail marketing para vender seus produtos e campanhas para fidelizar de clientes. Esta orientação marca de forma definitiva o tipo de ferramenta e serviço que você deve contratar.

Qual o orçamento disponível 

Apesar do e-mail marketing ser o canal de maior retorno, realizar uma campanha as vezes não sai barato, apesar das várias ferramentas existentes, atualmente além de enviar e-mail para as caixas de entradas é necessário pensar no usuário móvel e nem todos os serviços de envio se preocupam com isso, tornando assim o serviço caro quando se adicionar alguns itens. Todas essas coisas aumenta o custo das campanhas e têm um impacto direto sobre o seu sucesso.

Quem vai fazer as suas campanhas 

Você tem pessoal treinado em marketing digital? Ou tem a necessidade de terceirizar o design das campanhas. Essa consideração tem implicações de tempo e dinheiro. Minha recomendação é não começar a usar este canal se você não tem isso bem planejado.

Dispõe de contatos para suas campanhas 

As empresas muitas vezes se tornam obcecadas em querer começar suas campanhas de forma rápida e compram mailings externos. Minha experiência me diz que é melhor começar devagar e construir seu próprio mailing. Se você enviar e-mails indesejados, provavelmente será marcado como spam e isso vai prejudicar gravemente a capacidade de entrega de suas campanhas. Cuidado com as empresas que vendem bancos de dados de e-mail.

Sempre pedir o apoio ao suporte

Parece óbvio, os níveis de empresas de apoio variam muito. Normalmente não é levado em conta até você encontrar um problema e eu lhe garanto que alguma coisa sempre acontece. Sugiro que procure aquelas empresas que tem material de apoio e tenha boa reputação no que diz atendimento.

Onde estão os servidores 

Essa questão é importante, pois interfere diretamente na entrega dos e-mail, servidores localizados em outros países normalmente tem uma taxa de entrega inferior aos servidores locais, mas essa questão em si é complicada, pois os serviços bons, normalmente estão em outros países.

Segurança

Com refêrencia ao acesso ao sistema via web, como ele e feito? O meu login e senha e único? Caso tenha mais usuários na minha conta, eles são distintas? As paginas que vou acessar no sistema tem certificação digital (HTTPS)? Posso monitorar os usuários?. Os meus dados ficam armazenados por quanto tempo? Segurança e sem duvidas fundamental para poder utilizar uma plataforma web e evitar futuros problemas e principalmente poder ter certeza que aquela empresa parceira fará um trabalho profissional e seguro.

Você dispões de algum histórico de envios

Apesar de e-mail ser o canal digital que oferece maior retorno,  estabeleça metas realistas e ainda mais se você não tem um histórico de transferências. Muitas empresas acreditam que terão um retorno imediato na primeira remessa de envios, isto é verdade se você trabalha muito bem e segmentar seu banco de dados por interesse dos usuários. 

Gostaria de terminar este artigo com uma recomendação que eu acho que é o básico, mas a maioria das empresas a esquecem.

“O importante não é o preço das coisas, mas o benefício que você obtêm a partir delas.”

Pense na diferença entre contratar uma empresa profissional e uma solução “barata” pode variar de 20-30%. Pois o barato pode sair caro e você ter um baita prejuízo, além de ser marcado como spam. O E-mail marketing tem vários segmentos – a obtenção de endereços de email, gestão, criação de mensagem, envio de e-mail e analisar os resultados. Assim, a melhor opção a escolher é um serviço que concentre as suas funções no e-mail marketing em si.

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