X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como funciona o Dolby Vision e como ele pode revolucionar as TVs


Existem três maneiras de melhorar as telas de TVs, e duas delas você já conhece bem: aumentar a densidade de pixels e aumentar a taxa de atualização. Mas a Dolby conseguiu melhorar o terceiro fator: eles criaram um pixel melhor e mais brilhante.

O que é o Dolby Vision?

Há atualmente uma desconexão entre o que criadores de conteúdo de cinema querem e o que acaba sendo exibido na televisão ou na tela de cinema. Enquanto câmeras high-end como Red Epic e Arri Alexa conseguem capturar cenas com uma quantidade imensa de detalhes, profundidade de cores e claridade que começa a rivalizar com as capacidades de visão humana, os padrões internacionais de transmissão de televisão e projeção de cinema estão presos no século passado. Na primeira metade do século passado.

“O padrão para filmes foi definido num momento em que o ponto de vista dos negócios era: ‘o que for o mais lento possível para mover uma tira de filme através de um obturador de câmera e ainda conseguir movimento’ – e é por isso que fechamos em 24fps”, explica Patrick Griffis, diretor executivo da Dolby Labs. “E o brilho foi definido na noção de ‘qual é a lâmpada mais brilhante que posso colocar em frente a um filme sem derretê-lo?”

Isso significa que o padrão de projetores de cinema hoje em dia vale cerca de 48 nits (uma unidade de medida de brilho). Televisões, por outro lado, são padronizadas em 100 nits com uma paleta de cores com base em fósforo da velha tecnologia CRT. “Temos esse enigma interessante em que a televisão é duas vezes mais brilhante que o cinema, mas as cores são baseadas no que o fósforo consegue fazer”, continuou Griffis. “O filme tem metade do brilho, mas as cores são baseadas em emulsão de película”, e, portanto, abrangem uma faixa mais ampla do espectro.

A ferradura cinza no diagrama que você vê abaixo representa todas as cores possíveis na gama de cromaticidade CIE 1931 – isso é, os primeiros espaços de cor matematicamente definidos que foram gerados pela Comissão Internacional de Iluminação (CIE) em 1931. Já o pequeno triângulo colorido representa a gama de cores disponíveis nos antigos monitores CRT usando fósforos raros da terra. Basicamente, se você fizer qualquer mistura das cores primárias verde, vermelho e azul dentro daquele alcance, você cria qualquer outra cor intermediária. Misture elas de maneira exata para conseguir branco.

>>> Sistema de som surround Dolby Atmos se prepara para entrar na sua sala de estar

“As pessoas se enganam ao chamar isso de espaço de cor”, disse Griffis. “É na verdade um plano bidimensional e o que você precisa saber se é um criador é que essa é a sua paleta de cores, mas o que a tabela de ferradura não fala é qual brilho cada cor consegue ter. Branco sempre será o mais brilhante por ser a soma das três cores primárias.”

efeac ZghobgqQI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot