X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como funcionam os clubes de investimento Fundacity


fundacity_investment_clubs_clubes_de_investimento_startups

Fundacity recentemente lançou Investment Clubs, uma plataforma online que permite que pequenos investidores individuais co-invistam em startups com investidores anjo experientes. Este é um conceito novo e bastante inovador no Brasil, então conversamos com Miklos Grof, co-fundador da Fundacity, para nos explicar como a plataforma funciona. Confira a entrevista.

O que são clubes de investimentos Fundacity?

Miklos Grof: Os clubes de investimentos Fundacity permitem que pessoas invistam em startups conjuntamente com investidores-anjo experientes, cada um deles liderando um clube de investimentos. A principal função do líder dos clubes de investimentos (o investidor-anjo) é encontrar startups atrativas, fazer a diligência da oportunidade de investimento, negociar os termos de investimento e então dar acesso aos membros do clube às startups selecionadas. Em retribuição a seu trabalho, os líderes dos clubes de investimentos recebem uma taxa de administração, que consiste num percentual da venda da startup, quando e se ocorrer.

fund

Investidor experiente + Investidores menores = Clube de investimentos = Investimento na startup

 

Um exemplo

Fernando, um investidor-anjo experiente, encontrou uma ótima startup para investir. Esta precisa de $250.000, mas Fernando só tem $50.000 disponível para o investimento. Entretanto, através de sua rede contatos e da rede de contatos da Fundacity, Fernando pode encontrar outros 100 investidores interessados em participar deste investimento. Cada um deles aporta, em média, $2.000 no clube de investimentos, o que significa que o grupo todo conseguiria investir os $250.000 necessários à startup.

Em troca do trabalho do investidor-anjo, todo o trabalho necessário para avaliar esta oportunidade, bem como as responsabilidades relativas à governança e participação no conselho da startup até sua venda, os membros deste clube de investimentos pagam a ele uma taxa (acordada previamente), mas somente se o investimento se provar rentável, quando houver a venda.

Fundacity facilita a realização do negócio, conectando o líder do clube de investimentos a outros investidores através da plataforma Clubes de Investimentos. Além disso, Fundacity, em conjunto com escritórios de advocacia e gestores de fundos, suporta todo o trabalho administrativo inerente ao negócio (criação da empresa que fará o investimento, contratos, levantamento das taxas a serem pagas e etc).

Benefícios para alguém investir em startups utilizando a plataforma

Miklos Grof: Queremos ajudar pessoas que têm interesse em investir pequenas quantias em startups, mas ainda não o fizeram por causa da complexidade do processo de investimento, das taxas envolvidas e altos investimentos mínimos. Com Investment Clubs, simplificamos consideravelmente o processo. Como resultado, geramos claros benefícios para os investidores anjo que formam uma oferta, para o investidor que co-investe no negócio e para as startups que levantam capital para crescer.

Os investidores menores tiram grande proveito da experiência e do fluxo de negociações dos líderes, os quais selecionam e gerenciam possibilidades de negócios que investidores normais não poderiam fazer. Além disso, investir através da plataforma Fundacity não requer pagamentos anuais de taxas de administração e os investimentos mínimos são muito mais baixos se comparados ao montante necessário para se investir em fundos de venture capital ou diretamente em uma startup. Ou seja, investidores podem facilmente investir e construir seu próprio portfólio de investimentos com um pequeno capital.

A medida que os Líderes de clubes de investimentos se tornam conhecidos, podem captar mais dinheiro, investir maiores montantes de dinheiro e capitalizar mais negócios. Além disso, obtém taxas de administração relativa à venda de algum investimento.

Por outro lado, startups se beneficiam do rápido acesso a capital, bem como pela facilidade de negociar somente com um investidor ao invés de vários deles, o que simplifica o processo como um todo. Elas também são beneficiadas pelo efeito “Smart money”, a rede de contatos advinda dos grupos de investidores.

Abaixo você pode assistir a uma curta entrevista com Bernardo de Barros Franco, um dos primeiros investidores anjo a liderar um Investment Club e criar uma oportunidade para que investidores individuais invistam em startups por meio da Fundacity. No vídeo, Bernardo comenta sobre os principais benefícios dessa nova forma de se investir tanto para ele próprio quanto para as pessoas que decidirão co-investir em startups com ele.

 

O post Como funcionam os clubes de investimento Fundacity apareceu primeiro em Startupi.com.br.

ccea anBfY gGoYQ

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot