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Como garantir que tudo dê certo na inauguração da sua loja


Inauguração da sua loja

É caro(a) empreendedor(a), depois de tantas dúvidas sobre qual seria a hora certa de empreender, qual segmento escolher, montar um planejamento e passar um bom tempo se preparando, chegou a hora!

No caso de uma loja, existe um momento muito claro em que o árbitro apita e o narrador pode gritar: “Estáááá valeeendoooo!!!”. Esse momento é a inauguração da sua loja, aquele dia mágico em que sua loja nasce para o mundo e você começa a fazer suas vendas.

Para garantir que tudo saia conforme o planejado na inauguração da sua loja, alguns cuidados muito importantes devem ser levados em conta.

Inauguração da sua loja

Movimento atrai mais movimento
Assim como praticamente qualquer tipo de espaço físico, sua loja sofrerá do problema do ovo ou da galinha. Enquanto não houver clientes, ela não estará movimentada. Porém, uma loja movimentada atrai mais clientes.

Ou seja, de alguma forma você precisa dar um empurrão inicial para garantir que o movimento da loja atinja massa crítica (quantidade de pessoas suficiente para despertar o interesse em outras pessoas).

A principal dica nessa área é ter uma base prévia de convidados que irá prestigiar o evento e gerar a primeira onda de clientes. Além de amigos e familiares, existem diversas técnicas de marketing que podem te ajudar a criar uma base de seguidores mesmo antes de as portas estarem abertas.

Para ideias de como chamar a atenção das pessoas que passam na frente da loja, recomendo o artigo da Pequenas Empresas Grandes Negócios: Como fazer ações de inauguração de uma loja sem gastar muito?

Promoções ajudam a chamar atenção
Recentemente estava buscando um lugar para estacionar em São Paulo e no meio daquela poluição visual gigantesca da cidade avistei uma placa “PROMOÇÃO DE INAUGURAÇÃO: R$10 por 12 horas”. Na hora embiquei o carro nesse estacionamento e fiquei feliz por ter encontrado essa pechincha.

Por mais que o preço em si já tivesse chamado a minha atenção, se não fosse a promoção de inauguração provavelmente eu ficaria desconfiado com a procedência do estacionamento e não arriscaria parar ali. Porém, o fato de ser algo temporal me gerou um senso de urgência que instigou a ação naquele exato momento.

Apesar de depois descobrir que a promoção de inauguração já dura mais de um ano, acredito que esse exemplo possa ilustrar muito bem uma tática que pode ser usada em qualquer inauguração.

Coletar dados dos primeiros clientes pode ser algo bem valioso
Já que uma boa divulgação da inauguração pode ajudar a trazer uma excelente primeira leva de clientes, por que não aproveitar esse momento para criar um relacionamento com eles?

Seja por meio de simples pesquisas de opinião, benefícios para cadastrados ou sorteios, pensar em táticas para coletar dados como e-mail e telefone dos seus clientes pode ser uma ótima forma de manter a maré alta após a onda gerada pela inauguração.

É importante salientar que o fato de o cliente passar os dados não significa que você deva inundá-lo com promoções todo dia. Montar uma boa estratégia de marketing de relacionamento é fundamental para não se queimar com esses clientes tão preciosos.

Não perca o cliente na hora H
Depois de tanto esforço para fazer sua loja bombar, pensar em promoções interessantes e capturar os dados dos seus clientes, a cereja do bolo é finalizar as vendas da melhor forma possível.

Hoje em dia, aceitar diversas formas de pagamento é mais do que obrigatório. Quando falamos sobre cartão de crédito, recomendamos muito a Cielo.

Se você está começando sua loja e ainda não montou a estrutura de automação comercial, a Cielo lançou uma ferramenta muito legal para te auxiliar a escolher as melhores soluções para o seu negócio, o Assistente de Escolha.

O Assistente de Escolha é um painel interativo em que você fala sobre sua estrutura de vendas (loja física ou loja virtual, tipo de conexão do estabelecimento, quantidade de caixas, etc.) e recebe recomendações dos produtos e serviços mais adequados.

A ferramenta é gratuita e você pode fazer um teste aqui.

Conclusão: Garanta uma boa 1ª vez que muitas outras virão
No mundo dos negócios, a frase “A primeira impressão é a que fica” não é verdade absoluta, mas sem dúvidas pode ser aplicada em grande parte das situações.

A inauguração da sua loja é uma oportunidade única de chamar a atenção de uma base selecionada de clientes que serão responsáveis por criar um boca a boca em relação à experiência que tiveram.

Como diria algum grande filósofo: O que acontece no dia sua inauguração ecoará para sempre na eternidade.

Abraços,
Millor Machado (torcendo para que sua inauguração seja impecável)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Cielo. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

P.S.: Créditos da imagem da inauguração Shutterstock

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