X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como nascem os memes?


db scarlett e

“Vocês sabem o que é meme? Sabe quando algum personagem na novela fala algum bordão e as pessoas nas ruas começam a fazer igual? Meme é a mesma coisa, só que na internet.”

Essa definição foi dita por Latino-festa-no-apê durante o final de semana, enquanto ele substituía a apresentadora Eliana (que está de licença maternidade). Programa que, inclusive, ficou mais de um bloco inteiro mostrando vídeos que fazem sucesso na internet. Prática que vem se tornando cada vez mais comum, como a gente já sabe.

Enfim, vamos ao fato: a explicação é clara. Cumpre perfeitamente o papel de falar sobre memes para o público do principal programa de domingo do SBT. Ou, se preferirem, para o mainstream.

Mas esse caso isolado pode ser mais representativo do que parece a princípio. A partir do momento em que algo se torna popular, ele passa também a ser comercializado. Ou seja, estamos prestes a inaugurar uma nova fase na relação agência x cliente x mídias sociais. Assim como hoje recebemos briefings com pedidos de “criar um viralzinho”, muito em breve chegarão os pedidos de “criar um memezinho”.

E aí chegamos à pergunta do título do post: como nascem os memes?

A dúvida é justamente essa, a lógica da coisa toda. Para criar uma fórmula e sermos capazes de fabricar memes sob demanda, como estabelecemos um padrão? O que faz as pessoas simpatizarem com algo que acontece sem grandes pretensões (ou até mesmo por acidente) e terem vontade de copiar?

O que tem em comum entre a menina de amarelo que fugia sei lá de quê, a garotinha entediada no casamento real, a Scarlett Johansson descobrindo que é linda, o “dia de rock, bebê” da Chistiane Torloni, as meme faces, o forever alone, o “é nóis que voa, bruxão”, o sad Keanu Reeves, o happy DiCaprio e os olhos do Steve Buscemi? Se alguém souber a resposta, conta pra gente.

Na semana passada, nós do B9 participamos do Social Media Week e conversamos um pouco sobre o que é #fail em campanhas. Entre outras coisas, comentamos sobre adotar práticas de mídia convencional (com formatos bem definidos e bem cobrados) para trabalhar nas chamadas mídias sociais. Eu queria saber justamente o oposto: como trazer um #win que nasce nas mídias sociais para formatos padronizados e comercializados.

 

db b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

db b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

db istock precosbolsos

e di
e di

de mjHukhMKZc

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot