X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como o buraco gigante na Sibéria, Rússia, pode ter se formado


Você já deve ter visto o buraco misterioso que apareceu na Rússia, na remota península de Yamal, um lugar cujo nome literalmente significa “fim do mundo“. Agora que cientistas estão estudando o fenômeno, podemos separar os fatos e conjecturas das teorias da conspiração para entender como ele se formou.

Para relembrar: o buraco chamou a atenção na internet na semana passada, depois que foi postado um vídeo incrível gravado em helicóptero mostrando um “furo” gigantesco na superfície, com pedras e terra ao redor. Estima-se que ele tenha 80 m de diâmetro e 60 m de profundidade.

>>> Buraco misterioso aparece do nada na Sibéria, Rússia

>>> Novas fotos mostram em detalhes o interior do buraco na Sibéria, Rússia

O que ele não é

Desde que o buraco foi descoberto, surgiram mais informações sobre ele – suficientes para riscar algumas teorias da lista.

Meteorito: “Nós podemos definitivamente dizer que não é um meteorito”, disse ao Siberian Times um porta-voz da delegação regional do Ministério de Emergências russo. Se você não acreditar, basta dar uma olhada nestas crateras realmente criadas por meteoros: elas são largas e pouco profundas, ao contrário do buraco. Também é bastante improvável que um meteorito desse tamanho iria cair na terra e passar despercebido por equipamentos sísmicos.

Ravina ou voçoroca: são buracos que se formam quando a água remove uma camada subterrânea do solo – em geral algo solúvel, como calcário ou mantos de sal. Vimos isso acontecer em 2010 na Guatemala e em 2013 na China, mas não é algo que aconteceria no solo congelado da Sibéria. Além disso, parece que a terra se levantou nas bordas do buraco, o que você não veria em uma ravina.

Aliens: poxa, gente…

O que poderia ser

Este buraco pode ser o resultado de fenômenos geológicos naturais típicos da região de Yamal. A prova visual talvez seja a foto abaixo:

fddf GIgcnxY gM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot