X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como saber se seu trabalho está realmente gerando resultados


monitoramento

Quando falamos sobre o segredo do sucesso, sempre ouvimos falar que o mais importante é trabalhar muito. Sem dúvidas a capacidade de investir esforço é essencial para qualquer um que queira chegar mais longe, mas será que ela é suficiente?

A resposta é: NÃO!

De nada adianta trabalhar arduamente em tarefas que não gerarão resultado. Como diria o grande guru da administração moderna Peter Drucker: não há nada mais ineficaz do que executar de forma perfeita algo que não deveria ter sido feito.

Para entender se estamos investindo nosso querido esforço algo realmente útil, existem 3 grandes frentes de ação que precisam ser monitoradas dentro de uma empresa, nessa ordem de prioridades: finanças, vendas e produção.

Monitorar seu progresso é essencial

Frente 1: Financeira

Do mesmo jeito que o objetivo da vida não é simplesmente inspirar oxigênio e expirar gás carbônico, a motivação de ter uma empresa não pode apenas ser a questão financeira. Porém, do mesmo jeito que precisamos da respiração para viver, uma empresa precisa ter saúde financeira antes de tudo para então completar suas outras razões de existir.

Quando o seu corpo está em perigo, ele literalmente dói, o que é um ótimo aviso de que existe algo que você precisa checar. No caso da empresa, é possível passar meses ou até anos sem identificar que existe algo muito errado nas suas finanças.

Por isso, um bom controle financeiro é indispensável e merece estar em 1o lugar na lista de prioridades. Sem um bom acompanhamento do fluxo de caixa para ver se está tudo em ordem, todo seu sofrido trabalho pode ir por água abaixo.

Frente 2: Vendas

Seguindo a analogia do corpo humano, em que antes de tudo você precisa respirar, a 2a coisa realmente necessária é a alimentação. Enquanto o corpo humano é alimentado por diversos nutrientes que podem ser encontrados em um saboroso X-Bacon (escrever esse artigo na hora do almoço dá uma fome…), sua empresa precisa de vendas.

Na prática, existem 3 grandes indicadores que mostram se suas vendas estão indo bem. A quantidade de clientes, o número de vezes que cada cliente compra e o quanto cada compra te traz de lucro.

Da mesma maneira que você programa suas refeições e fica com fome quando os nutrientes estão faltando, qualquer empreendedor precisa monitorar constantemente como está sua base de clientes, quais as negociações em andamento e em quais frentes de ação ele deve trabalhar para manter um fluxo contínuo de novos clientes.

Frente 3: Produção

Por último, você precisa monitorar as tarefas executadas na empresa, já que são elas que te trarão clientes e gerarão o fluxo de caixa para te manter vivo.

Na prática, existem 4 tipos de tarefa que você precisa monitorar:

  1. Atividades comerciais – Desde campanhas de marketing para geração de novas oportunidades até o acompanhamento dos fechamentos de contrato e entrega do produto/serviço, ter uma boa noção sobre o funil de vendas é papel essencial de qualquer empreendedor.
  2. Atividades de produção – Seja um produto ou serviço, de alguma maneira você precisa tê-lo em mãos para merecer o querido dinheiro que o cliente colocará em sua conta. Monitorar essas atividades é essencial para garantir que a entrega ocorra com qualidade.
  3. Atividades de suporte à operação – Por mais que o objetivo seja atuar nos pontos que geram resultado direto no caixa da empresa, existem uma série de tarefas que são essenciais para permitir que as outras aconteçam. Desde a contabilidade até a limpeza do ambiente de trabalho, essas tarefas também precisam estar muito bem organizadas para garantir o bom funcionamento da empresa.
  4. Atividades de suporte ao crescimento – Um ponto que infelizmente muitos empreendedores negligenciam é o investimento no futuro. Indo desde a contratação daquele estagiário que você vê potencial para se tornar seu braço direito até a pesquisa de terrenos para expansão do seu espaço físico, essas tarefas são extremamente importantes e precisam estar totalmente alinhadas com seu planejamento estratégico.

Vale a pena ressaltar que é humanamente impossível que o empreendedor execute sozinho todas essas tarefas. Porém, é essencial que ele tenha uma boa noção de tudo que está acontecendo.

Por isso, além de saber delegar tarefas, ter método de acompanhamento e, principalmente, uma comunicação constante com a equipe é essencial para garantir que realmente tudo está saindo de acordo com o previsto.

Conclusão: Quem não mede não chega aonde deseja

Como dizia o sábio gato de Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho te levará a algum lugar.

Porém, fica a pergunta, você realmente quer ir para qualquer lugar ou possui objetivos claros de onde quer chegar?

Se você está no lado dos que querem definir o próprio destino, uma boa ferramenta para te ajudar a monitorar o progresso é fundamental.

Especificamente na Frente 1 – Financeira, recomendamos as linhas de crédito às micro e pequenas empresas do Banco do Brasil para suprir as necessidades de crédito da sua empresa.

No BB, você conta com um portfólio completo de soluções em crédito: capital de giro para pagar funcionários, comprar matéria-prima e realizar seus negócios com tranquilidade; linhas de antecipação de recebíveis para receber com antecedência os valores das compras feitas à prazo; e também opções de financiamento para ampliar, reformar ou modernizar sua empresa em condições adequadas ao seu investimento.

Conheça as opções clicando aqui.

Abraços,

Millor Machado (sempre medindo meus passos para ir cada vez mais longe)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Banco do Brasil. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

— crédito da imagem para shutterstock.

The post Como saber se seu trabalho está realmente gerando resultados appeared first on Saia do Lugar.

cbe SaiaDoLugar i CsMiJ Jo nsSSLIhqbY DDqBpKExk

cbe CsMiJ Jo

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot