X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como ser um empresário eficiente


A quantidade de empreendedores no Brasil está aumentando assustadoramente nos últimos anos e isso se deve muito ao mercado, mas também ao sonho de ser dono do seu próprio negocio que muitos estão seguindo. Em 2010 mais de 1,3 milhões de novas empresas foram abertas e podemos avaliar que muitos destes são donos do seu próprio negocio pela primeira vez, o que quer dizer gente inexperiente no mercado que pode cometer erros já conhecidos há anos.

Novos empresários são pessoas que têm o espírito empreendedor, mas não possuem a vivência necessária para sobreviverem no mercado. Por este e outros motivos, muitas empresas acabam falindo nos primeiros dois anos de existência e nada melhor que algumas dicas de como ser um empresário eficiente, não?

bd eficiente

Como ser um bom empreendedor

Para evitar o fracasso do seu negocio, como ser um empresário de sucesso? A eficiência é a palavra chave neste caso. Saiba primeiramente que ser eficiente não é sinônimo de ficar horas trabalhando os sete dias por semana, mas sim aproveitar o tempo ao máximo disponível, em horário comercial, de forma eficiente e assim fazer tudo o que é necessário para que a empresa seja divulgada, atraia clientes e seja bem sucedida assim no mercado o qual está inserida. Ela não precisa uma empresa melhor no ranking mundial, mas ao menos no seu nicho é um primeiro passo a se almejar.

Ser eficiente também significa fazer as coisas antes de elas serem pedidas. Em outras palavras, isto é sinônimo de saber identificar as necessidades de seus clientes e também de seus funcionários, mantendo a vontade de ambos os lados, comprar e efetuar um bom atendimento.

Você pode estar interessado em:

O que um bom empresário precisa saber

Uma das primeiras coisas que um empresário eficiente faz é buscar novas oportunidades e iniciativas. Estar observando o que o mercado demanda, trazer novidades para o negócio, ter conhecimentos sobre o setor em que se atua e especializar-se nisso é necessário para manter a clientela fiel e ainda atrair novos consumidores.

Saiba também que um excelente empresário precisa de fato, em teoria e na prática, saber calcular os riscos.  Apenas identificar as oportunidades é muito pouco para se ter sucesso em seu meio e isso é um fato comprovado por empresários de sucesso. É necessário avaliar as possibilidades e calcular quais são os riscos de adotá-las e não lamentar por uma grande decisão errada. Logo, aja de forma a diminuir estes riscos e controlar as conseqüências das novas atitudes tomadas. Deve-se sempre adotar medidas que possuem risco moderado e possam ser contornadas e consertadas rapidamente.

Como deve ser um empresário bem sucedido

O empresário precisa ter entre suas características ser independente e autoconfiante e você não vai ver um empresário de sucesso sem tais pontos em sua personalidade, dentro e fora da empresa, mas principalmente no ambiente de trabalho. É um ponto fundamental para saber gerir um negocio de forma eficiente.

O empreendedor precisa confiar nas suas habilidades e na sua capacidade de enfrentar desafios. Quando os resultados iniciais forem negativos ou neutros, é preciso insistir um pouco e tentar manter o ponto de vista, verificando quais são as possibilidades de melhorias. Mas sempre lembrando os valores anteriores: saber medir os riscos e não ousar prejudicando a todo o empreendimento para provar que sabe ter pulso firme. A teimosia em um erro não é uma característica em um empreendedor de sucesso.

Ter persuasão e contatos são outras vantagens requisitadas aos empresários eficientes. Utilizar as pessoas corretas para se atingir os resultados é algo bastante positivo. Se possível na gerencia de um empreendimento, seja qual for o porte do mesmo, utilize estratégias de influência e persuasão sempre quando estiver diante de barreiras que comprometam o desenvolvimento do seu negocio para melhor e tenha uma boa margem de lucro comprovada. As relações comerciais também devem ser mantidas e desenvolvidas com o tempo.

Planejar e monitorar os resultados da empresa é fundamental. Isto significa saber delegar funções e cobrar as ações e não tomar tudo para si, erro de muitos empresários que tendem a acreditar que apenas eles sabem gerir corretamente o seu empreendimento. Saiba dividir tarefas em trabalhos menores e definir prazos é crucial. Os planos também devem ser revisados a partir dos resultados e mudanças.

Registros financeiros devem ser mantidos e avaliados no momento de tomar decisões sempre e não serem o ultimo passo para decidir algo ou ignorar. As contas são o que fazem a máquina do empreendimento funcionar e deve-se começar por elas antes de pensar em qualquer medida para melhorar um empreendimento.

Tenha metas e será um bom empresário

Ter metas a curto, médio e longo prazo é fundamental para o sucesso de um empreendimento. As metas da sua empresa devem ser estabelecidas levando-se em consideração os desafios que possuem significado pessoal. Elas não devem ser apenas de curto ou médio prazo, mas também de longo prazo, que devem ser bastante claras e objetivas, para que o foco não seja perdido.

Para alcançar estas metas é necessário buscar informações de clientes, fornecedores e concorrentes. Conheça como se produz um produto ou como se fornece o serviço. Consulte especialistas para saber qual o melhor caminho a ser tomado e em quais produtos ou serviços deve-se investir e não tente fazer tudo sozinho caso você não saiba como, ou vai cair no erro de levar tudo a perder por orgulho e incapacidade de delegar tarefas. Além do Site Novo Negócio outra excelente fonte de informação é o SEBRAE, consulte um escritório regional em sua cidade.

Também é preciso ser persistente e comprometido. Diante de um problema, saiba como agir e resolvê-lo. Se não for possível, mude de estratégia e assuma a responsabilidade caso o resultado que se busca não seja atingido. O empresário precisa fazer alguns sacrifícios para conseguir completar as tarefas que são de sua responsabilidade. Saiba avaliar o ponto de vista dos funcionários e das necessidades deles, além de manter os clientes satisfeitos na maioria das vezes, buscando primeiro se fortalecer e angariar consumidores antes de obter lucro.

O empreendedor precisa exigir qualidade e eficiência. Na hora de tomar decisões, é preciso ser rápido, mas sempre observando que o padrão de excelência não pode ser perdido. Desenvolver ou usar procedimentos para que o trabalho seja efetuado no prazo determinado e atendam aos padrões de qualidade é outro item que permite que o trabalho seja mais eficiente.

E você o que achou deste artigo? Comente!

bd artigopatrocinado

Obrigado ao Vinicius Silvio pelo interesse em anunciar no Marketing Digital 2.0 para uma audiência de mais 60 mil leitores por mês. Votos de grande sucesso para os seus projetos! Este foi um artigo patrocinado. Se tem um blog, um site, um produto ou um serviço que considera ter qualidade, veja as nossas condições de publicidade e adquira um artigo patrocinado.

E-book

acac hUBIxWPTk

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo