O que fazer para começar a atrair clientes para a sua empresa usando técnicas de Inbound Marketing?
Quando a internet surgiu, a ideia não era que ela fosse um canal comercial. A ideia no início era que ela fosse uma fonte de pesquisa, e um diferencial na inteligência dos países. Com o tempo, a web mostrou que, assim como a criatura que superou o criador, ela tinha muito mais a mostrar.
A grande verdade é que a internet cresceu muito além do que todo mundo havia imaginado ou até mesmo planejado. E, com isso, o grande canal de comunicação que conhecemos surgiu como um grande diferencial para o mundo dos negócios.
Passados um pouco mais de 20 anos do surgimento da internet, hoje temos um canal amplamente utilizado por empresas para se relacionar e comunicar suas estratégias não apenas para os clientes, bem como para os parceiros, funcionários e concorrentes também.
O website de toda empresa deve ser uma fonte de receita importante.
E, não estamos falando em e-commerce. Estamos falando em transformar o canal que representa a sua empresa na internet em um portal que tenha como função criar uma reputação da sua empresa e espalhar uma mensagem.
O website da sua empresa é um canal único para construir um mercado na internet. Mesmo você estando rodeado de concorrentes por todos os lados, a internet é um canal onde muito mais do que anunciar e fazer propaganda, você pode, diretamente, diminuir a distância entre a sua empresa e o cliente e, ajudá-lo a tomar as decisões de compra.
Por que uma empresa deve construir sua reputação online?
O primeiro motivo, obviamente é pelo tráfego. Quando uma empresa utiliza o seu canal online para construir a sua reputação ela está aproveitando a sua exposição no seu canal para expor seu ponto de vista sobre o mercado e, segmentar o seu público.
Isso porque, sempre que uma empresa emite alguma opinião online ela está dando o tom daquilo que ela pensa sobre a sua maneira de fazer negócios. As pessoas que compartilham com aquela visão tendem a concordar, enquanto as pessoas que não concordam, vão se afastar.
Assim, uma empresa cria uma segmentação e, aos poucos, vai criando a sua audiência na internet.
Pensando nisso, aqui vão alguns pequenos tópicos para fazer do website da sua empresa uma ferramenta de geração de negócios:
1. Transforme o seu site institucional em um portal de conteúdo e notícias do mercado
É óbvio que é importante a sua empresa ter o seu logotipo no seu site. É óbvio que é importante a sua empresa ter o telefone e endereço e o institucional daquilo que ela faz, o que ela entrega e quem compra de você.
Mas, usar um website apenas para fazer isso é um desperdício incrível de um canal que, se bem aproveitado vai ajudar o posicionamento da sua empresa dentro do seu mercado.
O seu website precisa se transformar em fonte de informação sobre o seu negócio.
Esse deve ser o motivo da existência dele. Caso contrário, pense em migrar o seu website para uma página do Facebook. Lá, assim como no website é possível, colocar logotipo, telefone, institucional, clientes e etc.
2. Escreva com frequência
Aqui está um item poderosíssimo na construção de uma reputação e de uma marca: publicar conteúdo frequentemente.
A sua empresa precisa se comprometer a educar. Educar não apenas quem faz negócio com você, mas educar o mercado. Produzir conteúdo significa não apenas se posicionar para clientes, mas sim se posicionar de maneira diferente perante todo o seu mercado.
A frequência de publicação ajuda a sua empresa em dois momentos:
- Na hora de ser posicionado pelos buscadores. E isso influencia demais porque a grande maioria dos usuários entende que as empresas mais bem colocadas nos buscadores são as líderes de mercado.
- Na hora de qualificar os seus usuários. Se o usuário gostar daquilo que você publica, ele vai voltar para ver mais. Se você tem uma frequência, ele começa a acompanhar aquilo que você faz e, a tendência dele compartilhar você nas redes é muito maior.
3. Inclua no seu websites campos para captação de dados dos clientes
É aqui, na verdade que começa o Inbound Marketing.
Porque um leitor será sempre um leitor desconhecido até o momento em que ele quer se identificar e receber mais do que você faz.
A partir do momento em que o leitor começa a se inscrever nos seus feeds, nas suas newsletters e nas coisas que você oferece online a sua empresa começa a qualificar um usuário desconhecido para um possível lead.
E é aí que a sua empresa começa a utilizar a internet como uma ferramenta de negócios. Porque muito mais do que um espaço para divulgar o que você faz, o seu website precisa ser a sua comunidade e, envolver debates e ideias sobre aquilo que você faz.
Essa é a única maneira de se construir uma reputação forte na internet atualmente, distribuindo gratuitamente o seu conhecimento para que as pessoas vejam a sua empresa como uma expert naquilo que você faz.
O inbound marketing nada mais é do que um aliado no desenvolvimento de negócios.
Esses 3 itens não vão fazer a sua empresa vender rapidamente.
Eles são apenas 3 valiosas dicas para construir uma reputação na internet que poderá até ultrapassar as barreiras digitais e atingir o mundo offline.
O conteúdo é a porta de entrada do Inbound Marketing e, saber fazer com que o cliente se engaje e siga a sua empresa naquilo que ela produz online é um ótimo indício de que o usuário se identifica com aquilo que você faz – a não ser que ele seja o seu concorrente fazendo um estudo de mercado.
Depois do conteúdo, cada empresa é que vai direcionar os seus seguidores dentro das ações de Inbound Marketing para que o conteúdo não seja apenas uma ferramenta de geração de visitas, como também uma ferramenta de geração de negócios nas empresas.
Segue abaixo o infográfico (em inglês) com a Anatomia do Marketing de Conteúdo. Vale a pena:
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing