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Como trazer clientes para sua loja virtual


Hoje ainda existe muito a crença de que “na internet tudo vende” e que, depois de colocar sua loja virtual no ar, é só esperar os clientes virem e encherem o seu bolso.

O problema é que nada é tão fácil assim.

Depois de montar sua loja virtual, ela é apenas mais um website numa rede com trilhões de websites falando sobre zilhões de coisas. A chance de alguém simplesmente encontrar o teu site é ínfima.

Ah não! Então é impossível prosperar com uma nova loja online?

A resposta é: claro que não é impossível. A questão aqui é trabalhar para trazer o fluxo de potenciais clientes para a sua loja.

Aqui vão 3 dicas para que você consiga não só os primeiros, mas também vários outros clientes:

1- Sua loja precisa ser otimizada para o Google

Isso não é novidade para ninguém: o Google é o principal buscador do Brasil (e do mundo) e se o seu potencial cliente resolver procurar o seu produto por lá, o melhor pra você é aparecer entre as primeiras posições.

Já falamos muito sobre SEO (otimização para mecanismos de buscas) aqui no Saia do Lugar e recomendo que você veja com atenção as técnicas para otimizar o seu site no Google.

Apesar das técnicas para escolha dos termos utilizados (principalmente em títulos e tags) serem essenciais, elas não trabalham sozinhas. O sistema em si também deve ser bem desenhado para que o Google leia essas informações da melhor maneira possível.

2- Comparadores de preço: eles vieram pra ficar

Pense na sua experiência como consumidor: quando você quer comprar um novo produto, o que você faz?

Se a sua resposta foi “Ah, se lascou! Eu busco no Google primeiro, não nos comparadores – lero-lero!”, você se esqueceu de que os comparadores de preços (como Buscapé, Shopping UOL etc.) têm um posicionamento fantástico no Google, então são onde as pessoas acabam caindo depois de buscar no Google.

Além disso, esses comparadores são espaços focados na experiência de compra, então uma pessoa que faz pesquisas por lá já está com uma tendência muito mais forte para se tornar de fato um cliente.

3- Esteja onde as pessoas estão

Esse é um dos pilares do Mix de Marketing (Praça) e o equivalente a ter um ponto comercial bem localizado – sua loja precisa estar acessível nos lugares em que seus potenciais clientes estão acostumados a navegar.

Uma rede online bastante eficiente para comprar e vender é o Mercado Livre – inclusive é lá que muitas empresas começam a vender online.

Porém, o lugar online mais importante em termos de números de usuários é o Facebook: sua loja precisa estar no Facebook. Todo mundo está lá e a presença da sua loja por lá pode aumentar MUITO seu potencial de venda.

Ter uma presença no Facebook com a FanPage (veja mais aqui) é extremamente importante, mas hoje já existem inúmeras tecnologias que te permitem ter a loja funcionando dentro do Facebook.

Uma ferramenta de Loja Virtual que já coloca automaticamente a sua loja dentro do Facebook (sem nenhuma dor de cabeça) é a Loja Integrada.

Essa integração com o Facebook é uma das facilidades que te ajudam exatamente a levar esses potenciais clientes para o seu site, como a integração com o Mercado Livre e o fato dela já ser totalmente otimizada para o Google.

Além disso, a Loja Integrada é muito fácil de configurar, não é preciso ser um programador – em poucos minutos você já coloca sua loja no ar e começa a vender. E o melhor: ela não tem custos de setup e até tem um plano gratuito para quem está começando.

Veja mais sobre a Loja Integrada aqui.

Abraços,
Luiz Piovesana (por lojas virtuais que se destacam dentre os gazilhões de coisas na internet)

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