X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como uma coelhinha da Playboy entrou para a história da tecnologia


A foto acima não foi tirada neste final de semana usando o filtro Valencia do Instagram. Ela é a Lenna e, como aponta o Motherboard, esta é uma das imagens mais usadas para se testar algoritmos de imagem.

O nome real dela é Lena Söderberg, que posou para a edição de novembro de 1972 da Playboy. Na revista, seu nome foi inglesado para Lenna.

A foto foi escolhida porque um professor assistente do SIPI (Instituto de Processamento de Sinal e Imagem), na University of Southern California, precisava de algo não muito chato para escanear. A imagem seria usada em um artigo a ser apresentado em conferência.

Todas as outras imagens eram velhas e monótonas, com mais de 10 anos de uso. Felizmente, alguém levou uma cópia da Playboy para o instituto. O IEEE reconta a história em uma newsletter de 2001:

Eles queriam algo colorido para garantir um bom intervalo dinâmico na impressão, e eles queriam um rosto humano. Então, alguém calhou de entrar com uma edição recente da Playboy. Os engenheiros rasgaram o primeiro terço da página para enrolar a folha ao redor do tambor do seu scanner Muirhead de telefoto, que eles equiparam com conversores analógico-digital (cada um deles para canais vermelho, verde e azul) e um minicomputador Hewlett-Packard 2100. O Muirhead tinha uma resolução fixa de 100 linhas por polegada, mas os engenheiros queriam uma imagem 512×512, então eles limitaram o escaneamento às primeiras 5,12 polegadas (13cm) da foto, efetivamente cortando-a nos ombros da modelo.

Então aí está. A foto não é memorável apenas por vir de uma mulher nua – a imagem completa está aqui (NSFW) – mas porque é uma parte importante da história digital. [IEEE via Vice]

e di
trEoMc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot