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Como usar o Facebook Insights


Temos nas mãos uma ferramenta super completa e gratuita para analisarmos toda a interação dos fãs com a página. O Facebook Insights está à disposição para ser explorado, mas não é todo mundo que sabe analisar cada dado que é fornecido e muitos deixam de fazê-lo por preguiça de interpretar os números. Para facilitar a vida de vocês, vamos explicar o que significa cada métrica e como vocês podem utilizá-las para potencializar suas ações na rede social.

Amigos dos fãs

Esse é o número mais importante que você deve prestar atenção no Insights. Os amigos dos fãs são as pessoas que estão na rede dos fãs da sua página e que serão de alguma forma impactadas pelos posts que você publicar. Por exemplo, quando algum fã da página curte, comenta ou compartilha o seu post, são os amigos dele que verão essa interação. Essas pessoas podem ser seguidores em potencial para a sua página, por isso, foco nelas! Se sua página tem, por exemplo, 25 mil fãs e 9 milhões de amigos de fãs, significa que você tem a chance de converter essas pessoas para curtirem a sua página. É o quanto você pode crescer, até onde seus posts podem chegar se você caprichar no conteúdo e focar no público certo.

amigos_dos_fas

Falando sobre isso

Esse número mostra a quantidade de pessoas que geraram algum conteúdo sobre a sua página (história) no feed de notícias. Por exemplo, quando alguém comenta no seu post, isso gera uma história no feed de notícias dos amigos dela: “Mariana comentou em uma foto”. São ações que geram histórias: curtir a página, curtir posts, compartilhar, postar na página, comentar, responder enquetes, mencionar a página em algum comentário no Facebook, taguear a página em alguma foto, fazer check-in no estabelecimento da sua página ou recomendar para algum amigo.

Em outras palavras, esse é o engajamento da sua fan page. Quanto maior esse número, mais as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo, mais pessoas estão sendo atingidas pelo conteúdo postado (lembra dos amigos dos fãs?) e mais a sua marca está sendo difundida na rede, aumentando suas chances de ganhar mais fãs e assim converter esse usuário para acesso ao seu site ou compra de algum produto ou serviço, dependendo do objetivo da sua página. Fique atento à esse número e procure aumentá-lo com suas ações.

falando_sobre

Alcance total da semana

Nos posts da sua página, você consegue ver agora o número de pessoas que foram atingidas com aquele conteúdo. O Facebook consolida esses números e mostra o alcance total dos posts na semana. Esse alcance pode ser através de um post da página, um amigo que comentou em um post e com isso apareceu no feed de notícias de seus amigos (de novo, amigos dos fãs! Foco neles!) ou um anúncio criado pela página. Assim como as outras métricas, é possível ver o crescimento ou a diminuição desse alcance através da porcentagem que o Insights mostra.

Observe que se o número de fãs só sobe e a porcentagem do alcance está negativa, você pode estar pecando na relevância do conteúdo. Se ninguém interage com seus posts, menos esses posts aparecem no feed de notícias dos seus fãs. Menos os amigos dos fãs são impactados. Menor o alcance semanal. Criar posts que não apenas falem com as pessoas, mas instiguem-nas a comentar, curtir e compartilhar é fundamental.

alcance_total_semana

Esse post é viral?

Essa tabela que o Insights mostra é fundamental para analisarmos post a post da fan page. Muitas vezes postamos algo que não acreditamos muito e quando vemos, faz um super sucesso. Outras vezes postamos coisas que temos certeza que vai fazer muito sucesso e na realidade não agradou tanto assim. Essa tabela nos ajuda a entender e compreender quem são nossos fãs. Esse é o segredo para uma página de sucesso no Facebook: saber com quem estamos falando.

Uma foto bem humorada fez mais sucesso que uma imagem emotiva e tocante? As pessoas respondem bem a posts com perguntas? Escrever “compartilhe” ou “curta” surte algum efeito em relação aos posts sem o call-to-action? Analisar cada post é essencial para seguir o caminho que dá certo ou mudar o caminho que está dando errado. Postar na página aleatoriamente, com base apenas em achismos pessoais, é o maior erro que um social media pode cometer, principalmente pelo fato de termos uma ferramenta tão rica como o Facebook Insights às mãos para explorarmos.

Conheça os termos e o que significam

  • Alcance: o número de pessoas únicas que viram o post;
  • Usuários envolvidos: o número de pessoas únicas que interagiram de alguma forma, independentemente de criarem uma história ou não. Isso inclui, além de curtir, compartilhar e comentar, cliques em links que estão dentro do post e assistir a um vídeo (caso o post seja um vídeo, claro), por exemplo;
  • Falando sobre isso: número de pessoas que geraram histórias para o post, como dito anteriormente;
  • Efeito viral: é o número de pessoas que criaram uma história a partir do post (curtiram, comentaram, compartilharam) em relação ao número de pessoas que visualizaram o post (falando sobre isso). Ou seja, se o alcance foi de 8.336 pessoas e dessas, 3.156 falaram sobre isso, isso representa 37,86% das pessoas que viram o post.

tabela

Filtros no Insights

Você pode selecionar a ordem que deseja que os posts apareçam na tabela para poder avaliar de acordo com as suas necessidades. A tabela abaixo está categorizada por alcance, por exemplo. Clicando nos números, você consegue se aprofundar um pouco mais em cada post.

  • Sistemático: número de pessoas que viram o post na própria página ou no feed de notícias. Podem ser pessoas que curtem ou não a página;
  • Pago: se você promoveu o post, esse é o número de pessoas que foram impactadas através do post pago;
  • Viral: número de pessoas que viram o post no feed de notícias por causa de alguma história criada pelos seus amigos. Por exemplo, alguém comentou na foto, então os amigos dessa pessoa acabou vendo o post também.

alcance

Você também pode selecionar o tipo de post que deseja visualizar.

filtros

Turbinando um post

Os números não estão legais? Você pode alavancar o alcance dos posts, promovendo-os e fazendo-os aparecer para mais pessoas, aumentando assim o número do alcance e com isso tendo mais chances de ganhar fãs. Basta clicar no megafone ao lado de “efeito viral” e você será levado para o próprio post, que mostrará uma tabelinha no rodapé. Selecione quem você quer que veja o anúncio, seu orçamento máximo e clique em “promover publicação”.

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Aproveitem os números e mãos à obra!

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Infográfico original feito pela Neo.

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