X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como utilizar as reclamações a seu favor e fortalecer a marca


Reverter a reclamação a fortalecer a marca

O artigo de hoje foi escrito por Albert Deweik, diretor de vendas da NeoAssist

Receber reclamações é algo inevitável para qualquer empresa. Por mais que todos os esforços sejam feitos para evitar clientes insatisfeitos, é impossível agradar 100% dos consumidores. Porém, com boas estratégias e criatividade, você pode utilizar as críticas como algo positivo para a sua empresa.

Você sabia que a quantidade de clientes que reclamam da sua empresa é muito menor do que aqueles que ficam insatisfeitos, não reclamam e nunca mais voltam a fazer negócio com a empresa? Clientes que reclamam são potenciais que devemos explorar. Se ele reclama, significa que ainda acredita na sua empresa e quer tentar corrigir um processo para continuar sua relação!

O passo mais importante para sua empresa é entender as reclamações que são feitas.

Não basta simplesmente classificá-las, é preciso ir até o ponto que gerou a insatisfação por parte do cliente. Se o motivo de reclamação foi troca, o que pode ter acontecido de errado nesse processo? Se o cliente não consegue comprar no site, será um erro de login ou a página não carrega?

Quanto mais se entender dos problemas reclamados, mais processos que estejam incomodando o cliente podem ser corrigidos.

Ouça sua equipe de atendimento
Para os atendentes, é sempre muito desagradável lidar com clientes insatisfeitos, já que muitas vezes o tom da reclamação chega a ser até agressivo. Uma pesquisa americana de 2013 revelou que 36% dos consumidores gritaram com os atendentes e 13% foram xingados durante o processo de atendimento. Não é fácil estar na “linha de frente” no atendimento, mas, ao mesmo tempo, são os atendentes que sabem o que realmente está afetando o seu cliente.

Realizar reuniões periódicas e ouvir o que a sua equipe tem a dizer é uma forma de entender o consumidor e ao mesmo tempo motivar a sua operação. Incentive para que essa troca de informação sempre aconteça, ela pode trazer boas ideias.

Identifique o que o cliente quer
Mas afinal, quando o cliente reclama, o que exatamente ele quer em troca da empresa? Segundo a pesquisa americana National Customer Rage de 2013, diferentemente do que muitos imaginam, a maioria dos clientes não querem uma compensação financeira em troca. Na verdade, apenas 26% indicaram isso como algo importante para receber da empresa.

A grande maioria dos clientes, 92%, apenas gostaria de um tratamento digno, 76% querem a garantia do seu problema resolvido e, pasmem, 63% querem apenas ser ouvidos!

Muitas vezes soluções simples conseguem trazer o seu cliente de volta, basta começar com um pequeno passo inicial: Escutá-lo.

Nota do editor: Para se aprofundar no tema, vale a pena conferir o artigo Como lidar com críticas.

Obs.: Créditos da imagem Shutterstock

The post Como utilizar as reclamações a seu favor e fortalecer a marca appeared first on Saia do Lugar.

fabfbe SaiaDoLugar i kzPssGDUCxw YFFqPMFeA DDqBpKExk

fedfca kzPssGDUCxw

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot