X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como você leva suprimentos secos para uma base embaixo d’água — sem um submarino


Você acha que levar suas compras e roupas limpas até o quinto andar do seu prédio um saco? Tente levar essas coisas para uma base submarina sem que elas fiquem encharcadas. Como se faz isso? A resposta é surpreendentemente retrógrada: tanques pressurizados.

Os tanques pressurizados são latas de tinta modificadas com uma válvula de liberação que permite que elas gradualmente normalizem a pressão que as cercam. Quando elas descem até o habitat, as válvulas deixam o ar fluir lentamente, ajustando-se a um ambiente que está a uma pressão 2,5 vezes maior que a da atmosfera regular; quando chegam, elas deixam que a pressão vaze lentamente. Grampos ou parafusos seguram as tampas e os mergulhadores as levam a 15,2 metros de profundidade até a entrada da Aquarius Reef Base. Sem o vazamento da válvula, um tanque seria perigosamente comprimido quando trazido à superfície — a tampa poderia literalmente voar pelos ares quando os parafusos que a prendem fossem soltos. Quando trazidas para o fundo, o vácuo do recipiente tornaria impossível abri-lo.

No início das missões, o transporte dos tanques pode levar algumas horas, com um par de mergulhadores fazendo 10~15 viagens de toalhas, comida, roupas, papéis, eletrônicos e outras coisas pessoais que os Aquanautas precisam durante as suas missões. Durante a missão, os mergulhadores transportam de um a dois tanques por dia, e trazem lixo no retorno.

Viver embaixo d’água ainda depende muito do suporte da superfície. O que talvez explique por que tantos laboratórios submarinos encerraram suas atividades nas décadas de 1960 e 1970. Claro, isso me faz pensar como um laboratório desses moderno seria, com mais sistemas de auto-suficiência e projetado com tecnologia atual.

Missão Aquarius é nossa viagem de uma semana para o último habitat submarino do mundo: a Aquarius Reed Base.

Brian Lam é um jornalista explorador de oceanos e editor do Scuttlefish e do Wirecutter. Ele é veterano do Giz e colaborador da Wired. Os vídeos foram fornecidos pela One World One Ocean, uma campanha dedicada a contar a história do oceano através da multimídia.

di
mootLUZkSk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot