X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Computador “mais lento do mundo” demora 4 horas para carregar o Ubuntu


Vamos ser francos: qualquer um é capaz de montar um computador potente. É só pegar um bom processador aqui, umas memórias lá, placa de vídeo potente, um disco rígido enorme e pronto, missão cumprida. Mas apenas os bons, os bons mesmos, são capazes de construir em casa um computador tão ruim que demora nada menos do que quatro horas para dar boot no Ubuntu. E foi isso que um sujeito fez.

Um rapaz chamado Dmitri Grinberg resolveu construir o computador “mais barato e lento que fosse possível”. Para isso, usou um processador RISC 8 bits de inacreditáveis 24 MHz (repetindo: vinte e quatro megahertz), 16 KB de memória e 128 KB de armazenamento flash. Para fabricar o possante, chegou a usar um módulo de memória de um antigo 286 do começo dos anos 90, que tinha configuração equivalente à invenção.

Como só é possível rodar Ubuntu em processadores com pelo menos 32 bits, Grinberg se viu obrigado a utilizar um emulador que fez com que a velocidade do chip de seu PC fosse equivalente a 6,5 kHz. Apenas para comparar, um processador atual de 2 GHz é 300 milhões de vezes mais rápido, isso, claro, sem contar a limitação do restante do hardware.

O resultado final é um computador com tamanho e preço do Raspberry Pi, mas desempenho incrivelmente inferior. De acordo com Dmitri, a máquina demora nada menos do que quatro horas para abrir o Ubuntu, mas depois consegue oferecer “desempenho satisfatório”.

Confira a máquina em ação:

(Vídeo do YouTube)

Claro que resta a dúvida dos motivos que fariam algum sujeito perder seu tempo para construir uma coisa dessas. Mas a resposta é bem simples: ele fez porque ele podia fazer.

Com informações: Dvice.

Computador “mais lento do mundo” demora 4 horas para carregar o Ubuntu

fccc LjHLyGOpCkA

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot