X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Congresso Internacional de Inovação debate Empresas emergentes em países emergentes



cd Captura de tela    àsFico muito feliz de ver que startups como SambaTech e especialistas como Don Tapscott (de Wikinomics) vão falar na edição 2011 do evento em que tive a honra de falar (sobre startups, empreendedorismo e mídias sociais) no ano passado – ocasião em que pude interagir com uma série de empreendedores gaúchos e na qual também palestraram o icônico Tom Kelley (da Ideo) e os amigos Martha Gabriel, Gil Giardelli, Raquel Recuero, Mário Costa…

Desta vez, o Congresso Internacional de Inovação, promovido em Porto Alegre/RS pela Federação Industrial do Rio Grande do Sul (Fiergs) em 16 e 17 de novembro, vai ter um eixo específico sobre empresas emergentes em países emergentes.

Informações oficiais:

“As gerações mais antigas precisam reconhecer que há muito a aprender com a juventude de hoje. Se unirmos jovens e pessoas mais experientes, podemos conseguir resultados incríveis”. A afirmação é de Don Tapscott, autor de livros conhecidos mundialmente, como o Macrowikinomics, Wikinomics e A Hora da Geração Digital.

O evento, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), terá como tema O Desafio da Inovação nos Países Emergentes.

Tapscott também defende que a internet está derrubando o custo da colaboração e que as pessoas terão, cada vez mais, interesse em contribuir umas com as outras. Ele participará da plenária na tarde do primeiro dia, acompanhado de Stef Van Dongen, que vai falar sobre a Enviu, incubadora holandesa de projetos sociais e sustentáveis, fundada por ele. Já a plataforma de vídeos online SambaTech será apresentada por Rodrigo Paolucci, diretor de marketing e vendas da empresa.

Outro destaque do Congresso é o colunista do The New York Times Anand Giridharadas, que falará sobre questões relacionadas às transformações ocorridas na Índia sob aspectos econômicos e sociais. “Muito mais do que o surgimento de novidades tecnológicas, a inovação mais importante na Índia das últimas décadas foi a descoberta de diferentes formas de usar a política social para capacitar e fortalecer indianos historicamente excluídos”, afirma Giridharadas, que estará na plenária do Congresso, na tarde do dia 17. O encontro será mediado pelo diretor-superintendente do Sesi Nacional, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

O coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, Ricardo Felizzola, participará do painel Educação: Novos fluxos de conhecimento, na manhã do dia 16. Ele estará com outros quatro palestrantes: João Batista Araújo de Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto; Hanna Dumont, pesquisadora do Centro de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade de Tuebingen, da Alemanha; Chris Lubienski, consultor externo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A mediação é de Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mesmo painel, José Francisco de Almeida Pacheco apresentará o caso da “Escola da Ponte”, de Portugal, na qual estudantes compartilham o mesmo espaço físico, sem paredes, e se agrupam de acordo com a área de interesse a ser pesquisada, independentemente da faixa etária.

Para debater o tema Empresas Emergentes em Países Emergentes, estarão o irlandês Seamus Grimes, que realiza pesquisas voltadas para os investimentos em P&D nas multinacionais da China; Seung-Hyun Yoo, vice-presidente da Korea TRIZ Association (KTA), da Coreia do Sul; Chin Tah Ang, diretor da Agência de Desenvolvimento de Cingapura EDB no Brasil; e Erwin Rezelman, presidente do Laboratório de Inovação da SAP Brasil. A mediação é de Carlos Eduardo Pereira, vice-diretor da Escola de Engenharia da UFGRS.

O terceiro painel do dia 16 é Propriedade Intelectual: Desafios Estratégicos para Países Emergentes com José Solleiro, da Universidade Autônoma do México; Dong-Kuk Kim, avaliador sênior de patentes na Electric & Electronic Examination Bureau, da Korean Intellectual Property Office (KIPO); e, representando o Brasil, Marcel Nadal Michelman, responsável por marcas e patentes da Procter & Gamble Brasil; Jorge de Paula Ávila, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); Adriano Rossi, assessor jurídico da secretaria de desenvolvimento tecnológico da UFRGS, e José Graça Aranha, diretor regional da World International Property Organization (WIPO) no Brasil.

Veja a relação de palestrantes.

cd QnYZobaSo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot