X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conheça Jibo, o primeiro robô de família do mundo


Conheça o Jibo. Previsto para ser lançado no ano que vem, ele vai ser vendido como “o primeiro robô familiar do mundo.” Esse pequeno garoto pode ler para crianças na sala de estar, ditar receitas na cozinha, tirar fotos no jardim, e realizar diversas outras pequenas tarefas. O Jibo também é um pouco assustador.

O conceito de um robô ajudante da família é antigo. Já vimos isso na série original dos Jetsons, quando humanos não precisavam mais fazer o trabalho sujo pela casa. Ao longo dos anos, vimos várias outras versões de robôs domésticos. Como o cão robótico Aibo, da Sony, ou o Roomba, da iRobot. Eles não chegam perto da Rosie, mas de fato progredimos um pouco nesse tempo. O Jibo é mais um passo para frente.

Em um primeiro momento, o Jibo parece apenas uma tela em um suporte. Mas ele pode fotografar e se expressar fisicamente, além de seguir pessoas pelos cômodos e, graças a uma câmera a bordo com capacidade de reconhecimento facial, consegue reconhecer os diferentes membros da família. Esse recurso é bem útil quando você quer tirar fotos, digamos, em uma festa de aniversário. O dispositivo com o tamanho de um ursinho de pelúcia também funciona como robô de telepresença, gravador de mensagens, oferece lembretes no momento certo e pode ler histórias para as crianças.

O Jibo é fruto do trabalho da professora Cynthia Breazeal, do Laboratório de Mídia do MIT, que gastou os últimos anos trabalhando em robôs pessoais. Ela explorou possibilidades de modelos bonitinhos, assim como criações mecânicas, mas Breazel diz que desenhar um robô social não exige projetar uma máquina que pareça um humano ou um androide. No entanto, um aparelho desse tipo precisa existir além de uma tela. “O Jibo é um dispositivo fisicamente animado e presente,” ela explicou ao Gizmodo. “Ele está além do mundo de uma tela, está em um mundo de átomos onde pessoas trabalham e brincam.”

cab SOHTcdIacK

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot