X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conheça Regin, o perigoso spyware que vem espionando computadores há seis anos


Caso você precisasse de mais provas de que a internet não é um lugar seguro, a Symantec publicou um relatório detalhando um tipo sofisticado de spyware conhecido como Regin.

>>> 14 vírus e worms de computador que deixaram um rastro de caos

A empresa diz que este malware “exibe um grau raramente visto de competência técnica”. Os pesquisadores afirmam que o Regin é semelhante ao conhecido worm Stuxnet, descoberto em 2010 também pela Symantec, que teria sido usado para atacar centrífugas nucleares iranianas.

A única conclusão é que esta ferramenta foi desenvolvida por um país com meios tecnológicos consideráveis, como descreve a Symantec:

É provável que o seu desenvolvimento levou meses, senão anos; e seus criadores fizeram grandes esforços para cobrir seus rastros. As habilidades e o nível de recursos por trás do Regin indicam que ele é uma das principais ferramentas de ciberespionagem utilizadas por um Estado-nação.

O Regin é usado desde pelo menos 2008, e funciona basicamente como um trojan, que abre uma brecha no seu computador para permitir que um invasor remoto tenha acesso não-autorizado. Ele vem sendo usado contra governos, provedores de internet, empresas de telecomunicações, pesquisadores, empresas e pessoas, diz a Symantec.

Este spyware afeta computadores com Windows e opera em cinco etapas, dando ao invasor uma “estrutura poderosa para vigilância em massa”. Ele também é modular: hackers podem personalizar os pacotes embutidos dentro do Regin.

De acordo com a Symantec, os principais alvos deste spyware são Arábia Saudita e Rússia, que correspondem a mais da metade dos casos registrados. Outros países afetados incluem México, Irã, Afeganistão, Índia, bem como países europeus como a Bélgica e Irlanda. Os EUA e o Brasil não aparecem na lista de dez países com casos confirmados.

Especula-se que a maioria das infecções veio de pessoas que visitaram “versões falsificadas de sites bem conhecidos”, diz a Symantec, embora um caso confirmado envolvesse o Yahoo! Messenger.

Quem criou o Regin? Em entrevista ao Re/code, o pesquisador da Symantec Liam O’Murchu diz: “as melhores pistas que temos são onde as infecções ocorreram e onde elas não ocorreram, e nós sabemos que um governo tecnicamente avançado” criou o spyware. Isso aponta para duas possibilidades óbvias: EUA ou China. Mas por enquanto, é impossível dizer ao certo quem foi.

Ainda não se sabem todos os detalhes sobre o Regin. O’Murchu espera que surjam mais informações em breve, à medida que mais pesquisadores se debruçam sobre o tema, agora que o spyware foi revelado. [Symantec via Re/code]

Imagem por Shuttershock/lolloj

O post Conheça Regin, o perigoso spyware que vem espionando computadores há seis anos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fdfd XenOxNAv

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot