X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Contagiante: Como construir conteúdo viral


Jonah Berger, Professor Assistente de Marketing na Wharton School of University of Pennsylvania escreve sobre o que nos motiva a clicar PLAY nos vídeos virais.

Qualquer pessoa desde executivos de grandes corporações até nos bares de esquina sabem que o boca-a-boca ajuda coisas se tornarem populares – na verdade, é mais de 30 vezes mais efetivo que a propaganda tradicional. Ela influencia os produtos que os consumidores compram, o comportamento no qual eles engajam, os candidatos que eles votam e as idéias que eles discutem.

Criando conteúdo viral na web / Contagious Livro

Se você faz conteúdo para internet, você deve saber do que estamos falando.

A questão entretanto é como conseguir gerar o boca-a-boca. O que faz as pessoas falarem sobre algumas coisas e não sobre outras? O que faz um conteúdo viralizar? A resposta você vai encontrar no estudo de psicologia da transmissão social.

Nos últimos cinco anos, meus colegas e eu em Wharton examinamos centenas de marcas, milhares de artigos e milhões de compras. Tudo para entender porque as pessoas falam e compartilham algumas coisas mais do que outras. Aplicando os conhecimentos adquiridos para seus produtos e idéias, os profissionais de marketing não precisam mais esperar por sorte, eles podem construir conteúdo que tem mais capacidade de se difundir e se tornar viral.

Nós entendemos que há sete passos chave para criar um conteúdo viral e iremos analisá-lo em detalhes em um livro que será lançado em 2013. Agora, eu gostaria de passar para vocês uma visão geral de um dos mais importantes.

No seu website, o New York Times mostra os artigos “mais enviados por email” nas últimas 24 horas, semana ou mês – você pode escolher. Ao codificar mais de 7.000 aritgos num período de três meses em várias dimensões e apoiada sobre rigorosa análise estatística, nós conseguimos analisar em profundidade o que leva as pessoas a compartilhar conteúdo (clique aqui para a acessar a pesquisa).

Nossa pesquisa encontrou que artigos, anúncios ou informação que evocam emoções nos leitores são por volta de 20% possíveis candidatas de serem compartilhadas. Veja o sucesso do anúncio “Happiness Machine” da Coca-Cola nos EUA ou da cantora britânica Susan Boyle, que emergio de lugar nenhum para a sensação viral. O que vemos nesses casos, e em muitos mais, é que as emoções motivam o compartilhamento.

Mas nossos resultados também mostraram que não são todas as emoções que motivam o compartilhamento igualmente. Certas emoções geram mais compartilhamento enquanto outras diminuem.

Você pode imaginar que emoções positivas aumentam o compartilhamento e negativas diminuem. Mas não é tão simples. As pessoas em geral compartilham coisas que as faz se sentir mal ao invés de bem. A estória horrível de Joseph Kony (o líder de guerrilha que “estrelou” o vídeo mais rápido a atingir 100 milhões de visualizações online da história) deixa as pessoas com raiva mas por meses você não poderia navegar pela web sem cruzar com alguém discutindo-o.

A diferença entre as emoções que aumentam e diminuem o compartilhamento é algo que os psicólogos chamam de ‘alerta fisiológico’. Algumas emoções, como a excitação, são ativantes ou criam alerta: Quando seu pulso sobe e seu sangue está bombando, você está pronto para ação. Outras emoções são calmantes ou desativam os circuitos. O contentamento é uma emoção positiva mas não faz você querer fazer muita coisa. Pode fazer você se sentir bem após a mensagem mas em um estado mais relaxado você pode apenas querer pausar e refletir sobre o mundo.

Esses alertas emocionais que motivam o compartilhamento de conteúdo. As emoções de alerta levam as pessoas a compartilhar enquanto as emoções desativantes reduzem o compartilhamento. A mesma coisa é verdade para emoções negativas também. Já pensou no porquê das pessoas serem mais inclinadas a compartilhar uma experiência ruim no atendimento ao consumidor do que algo que as faz tristes? A raiva é ativadora enquanto a tristeza é desativadora.

Este é apenas um dos insights que nossa pesquisa descobriu mas tem implicações importantes e claras. Não importa se você está vendendo refrigerante, seguros para carro ou se candidatando a presidência, evocar emoções aumenta o seu boca-a-boca. Mas quando pensar em como evocar uma emoção, tenha certeza de que ela é ativante ao invés de desativante. Você quer que as pessoas se sintam excitadas ao invés de contentes. Até as emoções negativas podem motivar o compartilhamento se feitas corretamente. Se algo faz as pessoas ficarem com raiva ou ansiosas, elas estarão mais inclinadas a compartilhar.

Então na próxima vez que estiver pensando sobre como fazer as pessoas compartilharem seu conteúdo online, vá além do uso de gatos e das coisas da moda. Ao entender porque as pessoas pensam sobre algumas coisas e compartilham coisas, você pode fazer seu próprio conteúdo mais contagiante.

Jonah Berger está lançando o livro Contagious: Como fazer produtos, idéias e comportamentos pegarem em março de 2013 pela Editora Simon & Schuster nos Estados Unidos.

e dcqqNHHEo

Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing

Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot