X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conversão em franquia dá a empreendimentos a força de uma rede


por Ana Paula Meurer

Em 2011, a rede de franquias Orto­dontic Center decidiu revolucionar e implantar novo modelo de negócio que, desde então, tem trazido resultados significativos. Denominado Projeto Pre­sence, consiste na conversão de consul­tórios para clínicas da rede, oferecendo oportunidade para pequenos empreen­dedores terem seu próprio negócio com mais padrão de qualidade e investimen­tos a partir de R$ 15 mil. As clínicas pas­sam, então, a ter treinamentos, manuais de procedimentos, campanhas de marketing, auxílio de software, assessoria on-line e jurídica, controle de resulta­dos, padronização, além de ferramentas de prospecção ativa de clientes.

“Os investimentos limitam muito uma clínica ou consultório a obterem resultados de alta performance. Quando se unem à nossa rede, de um dia para o outro já contam com um know-how tes­tado e aprovado de mais de 10 anos de funcionamento, onde milhões de reais foram investidos. Esse conhecimento e experiência proporcionam menores ris­cos e lucratividade muito acima da mé­dia do setor”, explica o sócio-fundador Fernando Massi.

Tantas vantagens parecem estar de fato atraindo os empresários do setor. Somente em 2012 foram inauguradas 25 novas unidades de conversão da Ortodontic. De acordo com Massi, os resultados são surpreendentes e acima do esperado. O plano da rede é de mais 50 conversões para este ano. “Temos, porém, muito cuidado com a seleção desses novos parceiros, pois toda a rede depende do pensamento coletivo, e não mais de forma individualizada. Isso tem que estar bem claro para todos que formam esse grupo, pois nossa força e resultados dependem dessa união”, re­força. Com esse modelo, a rede cresceu 45% em 2012.

A conversão de negócios, nos quais o estabelecimento já independente entra para uma rede de franquias adotando sua cultura e sua marca, tem crescido a cada ano. Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), explica que esta é uma tendên­cia principalmente da área de serviços, como supermercados e informática. “O negócio traz inúmeras vantagens para as duas partes. O franqueado, que se expande no mercado, e o franqueador, que potencializa sua marca e obtém um maior crescimento da rede”, resume.

No caso da Imobiliária Paulo Roberto Leardi, a decisão de implantar o modelo de conversão foi tomada após 12 anos de amadurecimento da ideia. “Quan­do pensamos em entrar no sistema de franquias, investimos em tecnologia para que a operação fosse transparente e com uma gestão eficiente. E para isso apostamos em compor a rede com em­presas já atuantes no mercado, fazendo conversões de bandeira, além dos novos investidores. Este equilíbrio traz um amadurecimento mais rápido para as franqueadoras”, afirma o diretor Ger­mando Leardi.

O plano de expansão prevê que a rede chegue a 18 unidades, entre próprias e franqueadas, até junho de 2013. Mas para que a conversão seja concre­tizada, uma rigorosa análise da região de atuação da unidade, bem como uma avaliação do perfil profissional do em­presário, é realizada. “Para investidores que queiram entrar para o segmento, a visão empreendedora e a capacidade de gerir pessoas são os atributos principais, além da capacidade financeira”, comple­menta.

Seja qual for o segmento, antes de finalizar a conversão é importante to­mar alguns cuidados para não correr riscos. O candidato deve conhecer bem o negócio pelo qual está interessado, da mesma forma que a franqueadora deve conhecer bem o candidato. Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da ba}Stockler, também recomenda que as duas partes envolvidas estejam cientes de como ocorrerá o processo de transi­ção, que sempre é feito de dentro para fora. “Em primeiro lugar, as lojas inde­pendentes que quiserem se tornar par­te de uma rede já consolidada devem estar atentas ao choque cultural, pois é o franqueado que deve se adaptar ao franqueador, e não o contrário. Esse empresário deve estudar a cultura da rede, para saber se está em harmonia com o que ele pensa”, enfatiza.

Stockler indica ainda que primeiro sejam alinhados os as­pectos internos, de processos, pessoas, entre outros fatores. De acordo com ele, a mudança na fachada da loja, ou seja, a comu­nicação desta conversão ao mer­cado é o último passo, quando todo o resto já tiver sido feito.

 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot