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Crie sua empresa em volta de você, não em você


Eu já cometi este erro e hoje vejo muitos empreendedores fazendo o mesmo que fiz. Ao invés de construir a empresa em torno de si, eles se tornam a própria empresa. Como resultado, tentam dar conta de um volume de trabalho além das suas capacidades e sucumbem ao estresse e a perda constante de clientes. Quando saímos do emprego formal é normal nos iludirmos com a constante chegada de clientes. Também ficamos felizes por trabalhar remotamente, da nossa própria casa, mas isso, infelizmente, nos enclausura em uma nova prisão. Nos aprisionamos em um tipo de “emprego-empresa” onde nós temos vários chefes e ninguém mais na nossa equipe. Estafante.

DO SUCESSO AO FRACASSO
Enquanto estamos empregados, prestes a deixar nossos empregos, começamos a pesquisar nossos possíveis clientes até encontrar um. Quando encontramos, geralmente trabalhamos em tempo parcial para ele, enquanto continuamos trabalhando no nosso emprego formal. De um cliente, vamos para outro e depois outro e aí, finalmente, deixamos de ser empregados. Ficamos estasiados e comemoramos muito essa vitória. Corremos atrás de novos clientes e novos clientes e logo temos boas entradas constantes na nossa conta bancária. Ficamos muito felizes também por isso e vamos conquistando mais clientes e mais clientes até chegar em uma hora em que não conseguimos mais atendê-los. A partir daí começa a nossa descida ao encontro do fracasso do nosso negócio. Não tínhamos um modelo de negócios estabelecido e sequer o pensamento em delegar alguns dos serviços que prestávamos, multiplicando a equipe. Misturamos conta pessoal com conta da empresa e com a insatisfação dos nossos vários “patrões”, conseguimos, no final desse processo, vários “inimigos”.

CRIE UM MODELO DE NEGÓCIOS ANTES DE BOTAR O PÉ NA RUA
Melhor que criar um plano de negócios, é criar um modelo de negócios. Vale até uma anotação em um pedaço de papel de pão sobre como a sua empresa irá funcionar. Eu ainda não atingi o modelo de funcionamento ideal da minha empresa, mas sei exatamente quem está faltando e que papéis as pessoas estão interpretando ao mesmo tempo. É muito bom que o dono do negócio consiga interpretar diversos papéis dentro da empresa, porque na hora que os prazos apertam ele pode se movimentar para dar cabo deles. Porém, não é nada saudável que o dono fique fazendo tudo o tempo todo, porque o dono do “barco” precisa ficar de olho na condução do negócio.

DELEGUE CONFORME SUA EMPRESA CRESCE
Delegar é uma coisa complicada, não é fácil. Principalmente para quem sabe como fazer quase tudo dentro da empresa. Eu vivi esse dilema no passado. Como sei fazer a maioria das coisas que a minha empresa faz com o mínimo de 80% de qualidade, me pegava sempre preferindo fazer o que deveria delegar para os outros. Porém, ao mesmo tempo, percebia que era um erro concentrar tudo nas minhas mãos. Foi a partir desse pensamento que, conforme a empresa crescia, eu investia meu tempo para transmitir o papel que eu interpretara no passado para outra pessoa. Isso não só melhorou a qualidade em cada atividade da empresa que era delegada, como também criou tempo para eu pensar mais na condução do negócio.  Você deve parar de se considerar dono da empresa e enxergar a sua posição como a de líder. Um líder empresarial é responsável pelo grupo que depende das suas boas decisões para sobreviver.

NÃO FAÇA RETIRADAS DA EMPRESA, GANHE SALÁRIO
Muitos pequenos empreendedores fazem suas retiradas das suas empresas de forma mensal e conforme o volume de entradas que teve no seu fluxo de caixa. Isso está errado. Muito errado. Depois do volume das suas entradas ter ultrapassado o valor mínimo para você sobreviver mensalmente, estabeleça para si, um salário. Fique com este salário durante todo o ano e somente no final do ano realize o lucro do seu negócio. Muita gente se perde no caminho do empreendedorismo, porque tira mais dinheiro da empresa quando fecha aquele “contratão”. Daí, nos meses onde as vendes caem, ele faz retiradas pequenas que não lhe sustentam. É como se vivesse em uma montanha russa o tempo todo. Um dia o “brinquedo” pára e você tem que descer por força do mercado.

TORNE-SE UM GERADOR DE RIQUEZAS PARA OS OUTROS
Um empreendedor é, de fato, um gerador de riquezas para a sociedade. Todas as suas ideias e todas as suas ações irão resultar na geração de riqueza para os outros. Então, preocupe-se mais com isso e esqueça um pouco de si enquanto tocar o seu negócio. Quando você começa, só a sua família e a família de uns poucos clientes dependem de você. Mas logo que você dá os próximos passos, mais famílias vão começando a depender mais do seu negócio. Você deve estar posicionado no centro do seu negócio, trazendo pessoas para trabalhar com você, gerando riqueza para elas e também para os seus clientes e fornecedores.

Você está no centro, mas não é o centro. Entenda isso e prospere constantemente.

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