X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Crie uma agenda fixa semanal e domine o seu tempo


Eu sou fã de gerenciamento de tempo. Leio livros e mais livros sobre o tema e cada vez mais me apaixono e pratico as técnicas apresentadas. Além disso, gosto também do fato de podermos conquistar o domínio sobre nós mesmos, gerenciando melhor nossos pensamentos, nosso corpo e nossas atitudes. E pasme! O número de obras publicadas sobre este tema não pára de crescer, mesmo após séculos de desenvolvimento da humanidade. Seria a primeira vez na história que estamos produzindo tanto material sobre este tema? Estaria o homem se preocupando mais com o seu desenvolvimento agora do que no passado? São perguntas que ficam na cabeça e que, enquanto não são respondidas, vamos testando e implementando técnicas, para permitir um domínio melhor do nosso dia-a-dia. Assim, avançando individualmente, proporcionamos o crescimento do coletivo.

TODA SEMANA A AGENDA MUDA
Não há coisa mais estressante do que uma agenda que muda semana após semana. Em uma semana você tem reuniões na terça. Em outra, tem reuniões as quartas e as quintas. E assim por diante. Isso é estressante, porque uma coisa que o nosso cérebro gosta é de certezas. A incerteza gera aflição e ansiedade. Já a certeza gera confiança e conforto. Como você se sentiria em um carro que muda de direção a todo o momento?

Como empreendedores este problema se agrava ainda mais, pois temos a ilusão de ter que correr atrás para conseguir aquilo que queremos. Não precisamos “correr” atrás. Precisamos ir atrás. É diferente. Ir atrás é saber para onde se está indo e planejar-se. Correr atrás é saber para onde se está indo, mas não ter atenção aos detalhes do dia a dia, que passam despercebidos enquanto corremos. O pior, é que como dono de empresa tem (ou teremos) suas equipes; e como alguém pode gerenciar outras pessoas se não consegue gerenciar a si próprio? Ter um cargo gerencial é ter um título, mas ser “gerente” é algo bem maior.

PARE, ISSO PARE!
Ninguém morre se você não fizer uma reunião hoje. Ninguém morre se você folgar um dia a mais por semana. Porém, não confunda folga de tempo com procrastinação. Procrastinação, é ter algo para fazer e não fazê-lo por preguiça. Folga de tempo, é incluir um espaço na sua agenda para usá-lo como bem entender (desde que não seja trabalhar, é claro). Estudar, por exemplo, é algo importante para os empreendedores, mas que é esquecido por causa dessa “correria” diária.

De uns tempos para cá resolvi implementar horários fixos na minha agenda. Reuniões por telefone, só nos dias e horários tais e tais. Reuniões presenciais, só nos dias e horários tais e tais. Telefonemas, só em alguns horários também, ou melhor, não atendo telefone em determinados horários. Redes sociais, só uma vez por dia e do celular (assim saio do computador). Responder emails, só em dois ou três horários no dia e só. Resultado: parei o estresse e concretizei melhor o que precisava ser feito, o que era importante.

O maior beneficiado dessa experiência, acredito que tenha sido o meu cérebro. Pois ele ficou confiante e confortável ao mesmo tempo. Assim ele irá ficar até que chegue outra crise…

CRISES SERVEM PARA TESTAR NOSSA CAPACIDADE DE ADMINISTRAÇÃO
Vez ou outra, surge uma crise. Um telefonema atendido fora da hora. Uma ansiedade por causa de determinada coisa que vai acontecer e não acontece. Algo assim. Essa crise nos coloca meio fora dos trilhos e, quando vemos, lá estamos nós fazendo as mesmas burrices que antes. Porém, tudo tem um “jeitinho” de ser consertado. Basta ficar um pouco distante da situação e logo voltar ao domínio da sua vida e do seu tempo.

Uma coisa que faço quando percebo uma crise, é respirar. Quando vejo que estou com “faniquito” clicando para lá e para cá no navegador, ligando para Deus e o mundo, e checando muitos e-mails eu paro, e respiro. Dou uma respirada por uns dez minutos, de forma bem cadenciada e olho para a minha agenda fixa na parede. Olho para ela e enxergo ali o que me determinei. Na mesma hora, me esforço para lembrar das vezes em que segui o que tinha me determinado e nada de realmente urgente aconteceu. Isso me traz de volta para o centro da minha vida e retorno para aquilo que era importante de ser feito, sem perder tempo com bobagens.

TESTE. TESTE. TESTE.
A vida é para ser testada. Se você precisa de uma comprovação desta teoria, faça um teste na sua vida. Por exemplo, escreva em um papel as suas regras e fixe-o no seu escritório. Como sugestão, comece folgando nas tardes de sexta-feira. A sua sexta-feira terá menos cinco horas e você irá evitar ficar navegando na internet, no início do dia, ao invés de concluir as suas tarefas importantes em um tempo menor. Agende também as suas reuniões, seja por telefone, skype ou presenciais, para um ou dois dias da semana. Teste não atender pessoas que ligam nesta semana, na mesma semana e veja que o seu controle aumenta diante das situações.

Sempre que eu encontro uma teoria que faça sentido, eu testo. Sugiro você a fazer o mesmo e dominar de uma vez por todas o seu tempo. Só assim, você cresce, eu cresço e todos nós crescemos juntos com mais qualidade de vida. Urgência, é conversa fiada de gente sem prioridade.

Músicas da versão em áudio deste post:

Ouça este post ou faça download do áudio

Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Marco Zero
Acompanhe nosso trabalho:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

bb WuauTMydCw

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot