X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

D é uma ambiciosa linguagem de programação quer unir velocidade e simplicidade


Uma nova linguagem de programação, dessas que prometem revolucionar a computação, está aos poucos sendo adotada por um dos grandes nomes da internet. Conheça um pouco da história da linguagem D, criada há alguns anos e hoje recebendo apoio – mesmo que um pouco tímido – do Facebook.

A Wired publicou um longo e interessante artigo sobre a história e o desenvolvimento da linguagem D. Para dar uma resumida, tudo começou em 2005, quando Andrei Alexandrescu se encontrou com Walter Bright para beber algumas cervejas em 2005. Ambos tinham um objetivo: eles queriam desenvolver uma nova linguagem de programação para refazer a forma como o mundo cria seus softwares. Ousado, eu diria. Mas eles acreditam que conseguiram.

>>> A ambiciosa linguagem de programação que quer substituir Python, R e Matlab

A linguagem D estava na época sendo desenvolvida por Bright, um antigo funcionário da Symantec, e, ao incorporar alguns conceitos do Enki (um projeto de Alexandrescu), eles chegaram à linguagem que pode mudar a forma como programamos para computadores. Você pode conhecer mais sobre a linguagem aqui.

E como o D foi parar no Facebook? Alexandrescu foi contratado como pesquisador na rede social de Mark Zuckerberg e, ao lado de uma equipe de programadores, está incorporando a D às operações massivas da empresa. O Facebook acredita bastante no D, e mantém Alexandrescu e sua equipe trabalhando na linguagem e considera usá-la no lugar do C++ para o futuro.

Mesmo que o Facebook não seja um apoiador oficial do D, como diz Alexandrescu, talvez a rede social veja nesta linguagem uma oportunidade de responder a projetos de alguns de seus concorrentes. Como o Go, do Google, ou o Swift, da Apple. São linguagens que aliam a velocidade à simplicidade – algo impensável no passado. O objetivo do D é oferecer a velocidade do C++ e a facilidade de uso de Python, Ruby ou PHP. E Alexandrescu confia bastante no seu projeto: diz ele que tanto o D pode ser usado em back-end, como faz atualmente o Facebook, quanto no front-end. “Quer escrever um script de 50 linhas? Vá em frente”, explicou à Wired. Bright também vê assim. “Ter uma única linguagem adequada tanto para front quanto back-end seria muito produtivo para programadores. O D tenta ser essa linguagem.”

Você pode ler mais sobre a história de criação do D na Wired (em inglês). [Wired]

Imagem via Flickr

O post D é uma ambiciosa linguagem de programação quer unir velocidade e simplicidade apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

befbde VBCXfDYdbE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot