A maioria das pessoas que não é um filho único já se pegou comparando a atenção que recebe dos pais com aquela que é dada aos seus irmãos ou irmãs. Por mais que os pais se esforcem em disfarçar qualquer preferência, é comum que um seja eleito como o filho querido, e o aplicativo Favourite Child Detector promete ajudar você a saber quem é.
Criado pela FCB como um promocional para o seriado “Modern Family”, que tem uma nova temporada estreando na TV neozelandesa, o aplicativo varre as suas postagens do Facebook procurando por curtidas, marcações em fotos e comentários postados pelos seus pais e familiares.
A análise conclui que quem recebe mais atenção no digital deve também ser o favorito, e lá em casa esse posto fica com a minha irmã. Suspeito que isso é porque ela mora em outro país, mas o app não faz esse tipo de consideração, e me coloca no mesmo posto do espoleta Luke Dunphy.
O interessante é que ao terminar a análise, o app sugere também que você faça o teste com seus amigos, colegas de quarto, e até com o seu cachorro, esclarecendo que está falando sobre famílias modernas, e que diversas pessoas podem ser consideradas como parte da sua família, independentemente do que a sociedade e o Facebook digam. A verdade é que trata-se apenas de uma análise de interações entre os perfis apontados – dá para se colocar como “pai” no teste e selecionar alguns amigos, para saber qual deles é o seu favorito de interações digitais.
Aos mais preocupados com a privacidade, o aplicativo não faz nenhuma postarem no seu perfil, e acessa apenas informações já disponíveis para o seu usuário, então a princípio não há nenhum problema com a segurança dos dados.
A ideia é divertida, faz um bom uso dos dados que os usuários podem disponibilizar através do Facebook e alinha bem com a temática do seriado, mas é sempre bom ressaltar que o app não é capaz de efetivamente apontar quem é o filho favorito, tá?
Mas se você também for apontado como Luke entre a sua família, pode pedir por mais alguns likes extra no almoço de domingo.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie