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Dicas para um bom site corporativo


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Este artigo faz parte do livro gratuito da Empreendemia sobre Marketing Digital para empreendedores “6 Passos para vender mais pela Internet”.
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Acho que já estamos convencido da importância de ter um site na Internet, não é mesmo? Mas o que devemos colocar nela e como usá-la para atrair clientes?

Quais informações devo divulgar? 

A página inicial deve ser um resumo da empresa (seus objetivos e principais produtos ou serviços). Ela deve funcionar como um convite para o seu potencial cliente visitar as demais páginas do seu site e se convencer de que é você mesmo quem ele procura.

As informações tem dois objetivo:

  • facilitar que usuários de mecanismos de buscas encontrem sua empresa mais facilmente (Aquisição)
  • convencer seu potencial cliente de que a sua empresa é o que ele realmente procura (Ativação)

Informações básicas 

É o mínimo de informação suficiente para atrair clientes.

São elas:

  • Sua empresa – descrição da sua empresa, área de atuação, objetivos e missão.
  • Seus produtos e serviços – enumere e descreva cada produto e serviço prestado pela sua empresa.
  • Contato – email, telefone, celular, endereço, formulário, etc.

Informações auxiliares 

São informações que nem toda empresa tem nem precisa ter, mas caso tenha ajudarão bastante na conversão:

  • Portifólio – mostre quem são seus clientes e quais produtos ou serviços eles compraram
  • Depoimentos – peça para seus clientes escreverem como foi a experiência em trabalhar ou comprar com você.
  • Blog – ter um blog ativo, além de ajudar bastante no SEO, faz com que seu cliente acompanhe sua empresa e estimule-o para uma possível compra futura.

Outras informações

Algumas informações não são de importância para seus clientes, mas podem alavancar o seu negócio de alguma forma.

Dentre eles, podemos destacar:

  • Carreira – se a demanda por profissionais for alta na sua empresa, vale a pena criar um canal para atraí-los
  • Parcerias – se sua empresa é do tipo que atrai muita parceria, crie um canal exclusivo e mostre as vantagens de se tornar um parceiro
  • Nossa equipe – é o tipo de informação que pode até ser de interesse de alguns clientes, mas quem se interessa mais são os curiosos, carreiristas, investidores e parceiros.

Como estas informações não estão dentro do foco principal do seu site (que é atrair clientes), o melhor é deixá-los em um menu separado (no rodapé, por exemplo).

Qual tipo de conteúdo devo usar? 

Texto

É hoje o mais aconselhável por dois motivos: as pessoas estão acostumadas a usar a internet para leitura e é mais fácil para os mecanismos de busca te indexarem.

Imagem 

Imagens tem duas funções: informar ou ambientar.

A necessidade de informar com imagem vem quando é muito difícil ou complicado tentar explicar alguma coisa por texto. Ou então às vezes vale a pena resumir um texto com uma imagem bem simples.

Já a ambientação com imagem ajuda a atrair o interesse e a confiança do cliente. Como acabamos de falar no artigo anterior, um bom projeto visual é muito importante para manter seu cliente interessado.

Vídeo

Vídeos são legais e úteis para resumir ou expor uma informação mais complexa.

Porém, o compromisso de assistir um vídeo é muito maior pois exige do visitante que ele pare tudo o que está fazendo, coloque um fone de ouvido e reserve o tempo do vídeo para assistí-lo. Muitas vezes ele não pode assistir naquele momento, então o melhor é ter a informação em texto também.

Sem música, por favor! 

Existe algo mais horripilante do que entrar num site e ele começa a tocar uma música ou um vídeo? Além do gosto musical não ser o mesmo para todo mundo, o seu visitante está interessado em entender o que sua empresa faz, e não em ouvir música. Pior ainda é quando não tem como parar.

Você pode sim ter música e vídeo, mas não comece automaticamente, deixe que o visitante escolha clicar ou não no play.

Quais as preocupações devo ter com o layout? 

A composição do layout deve ser considerada duas coisas: a identidade visual da empresa e a legibilidade da informação.

A identidade visual deve estar documentada no manual de identidade visual. Falaremos dele mais a frente.

A legibilidade da informação pode ser alcançada por uma combinação de fatores:

  • Navegação – onde fica o menu e como ele funciona
  • Disposição dos elementos – posicionamento de cada informação na página
  • Fonte – qual tipografia usada, tamanho e cor
  • Cores – geralmente definidas no manual de identidade visual, mas que ainda devem ser usadas com cuidado para garantir contraste suficiente para leitura
  • Divisórias – bordas e margens

Com tanta gente usando tablets e celulares além de computadores, precisamos nos preocupar também com o tamanho e a resolução de telas. Alguns modelos de layouts são pensados nisso:

  • Fixo – ele tem um tamanho fixo e não se adapta para qualquer dispositivo
    • Vantagens: é o mais fácil de implementar e o que dá mais liberdade para criação de layouts mais complexos e menos quadrados.
    • Desvantagem: usuários de celulares geralmente precisam dar zoom para enxergar o texto.
  • Fluido – a largura da página ocupa sempre uma porcentagem relativa da sua tela, completando os espaços vazios. No entanto os demais elementos continuam do mesmo tamanho.
    • Vantagens: aproveitamento do espaço
    • Desvantagens: layout mais quadradão
  • Adaptativo – é criado diversos layouts diferentes que se adaptam automaticamente para alguns dispositivos ou tamanho de telas escolhidos.
    • Vantagens: aproveita a usabilidade de cada dispositivo
    • Desvantagens: pensar em diferentes dispositivos
  • Responsivo – é como o adaptativo só que mais genérico e inteligente, o layout se adequa sozinho de acordo com o tamanho da tela.
    • Vantagens: fica perfeito em praticamente todos dispositivos
    • Desvantagens: mais difícil de implementar
  • Versões – você pode criar dois sites diferentes para tipos de dispositivos diferentes (por exemplo www.suaempresa.com. br e m.suaempresa.com.br para quem vier via celular)
    • Vantagens: além da navegação em si, podemos reduzir o tamanho das imagens e reduzir os custos da cobrança de dados
    • Desvantagens: mais custo de desenvolvimento e de servidor

Como aumentar a captação dos meus clientes? 

Se você fez tudo direitinho, seu potencial cliente está doido para virar logo seu cliente. Então a melhor coisa a se fazer é facilitar de todas as maneiras possíveis seu contato para ele.

Existem pessoas e pessoas neste mundo. Alguns preferem usar email, outros telefone, skype, facebook, visita pessoal, fumaça, pombo correio, etc. Deixe o máximo de informações de contato que você tiver e crie canais de comunicação como chat online e formulários no próprio site.

Blogs, cadastro de emails para newsletter e perfis em redes sociais ajudam você a captar potenciais clientes que ainda não se convenceram ou não precisam de você neste momento. Invista no futuro.

Mas não exagere… 

Seu site deve ser simples e objetivo. Não saia empurrando informação inútil para seu visitante, isso pode cansá-lo e espantá-lo.

Uma boa medida são os 10 minutos, tempo que deve ser suficiente para seu visitante percorrer e entender as principais informações de seu site e se convencer de entrar em contato.

Abraços,
Mauro Ribeiro (querendo que seu site fique maneiraço)

Este artigo faz parte do livro gratuito da Empreendemia sobre Marketing Digital para empreendedores “6 Passos para vender mais pela Internet”.
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p.S.: imagem da Shutterstock.

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