Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.
De longe conhecemos a importância que uma rotina eficiente representa para a condução de um projeto ou empreendimento. Sabemos também que uma rotina tocada com descuido e perda de tempo pode significar no médio prazo um conjunto de prejuízos silenciosos, eventualmente difíceis de identificar, mas facilmente comprováveis em uma análise de oportunidades perdidas. Mesmo que a oportunidade em questão seja a simples contenção de esforços e energia dedicados a um assunto ou projeto que, na realidade, jamais teria a menor chance de vingar.
O fato é que o conceito de eficiência, junto com sua efetiva aplicação cotidiana, se configura como um dos mais importantes insumos – e não contabilizável – no processo empresarial. E isso vale para qualquer um, independentemente do porte, mas quando o empresário em questão é um empreendedor iniciante, vivenciando os primeiros momentos da sua jornada, esse elemento ganha um status especial.
Sendo assim, destacamos abaixo uma lista de dicas para que o seu dia-a-dia empreendedor traga o máximo de resultados com mínimo possível de desgastes e desperdícios.
Vamos lá:
Para o dia-a-dia e o curtíssimo prazo:
1. Trabalhe com uma agenda diária, e seja detalhista no apontamento de compromissos. Mantenha sempre o histórico.
2. Em paralelo à agenda, utilize um meio permanente para todos os outros apontamentos. Uma espécie de diário de bordo do empreendedor. Não desgrude dele e coloque ali tudo o que for relevante, detalhadamente.
3. Trabalhe sempre planejando os seus prazos contando com ajustes, obstáculos e variáveis incontroláveis que sempre insistirão em fazer parte do seu cotidiano.
4. Seja organizado, separando claramente os conteúdos cujo destino será – ou deveriam ser – um arquivo, daqueles que fazem parte dos assuntos principais ou nos quais a sua atuação esteja focada no momento.
5. Utilize os horários de almoço para almoçar, para ter ideias ou refletir. Realize as reuniões nas salas de reunião ou na sua mesa de trabalho. E de preferência com horários certos para iniciar e encerrar.
6. Para qualquer tratativa, com você mesmo, com sua equipe, parceiros, fornecedores ou clientes, estabeleça com o máximo de clareza, o que deverá ser feito, por quem, de que forma, quando e quanto custará.
7. Seja claro na comunicação e esclareça as dúvidas no ato em que elas surgem, por mais banais que aparentem ser.
8. Seja sempre atento para não perder o foco. Caso isso ocorra que seja de forma consciente e decidida, mas jamais por descuido.
Para o médio e longo prazo:
1. Preocupações excessivas com coisas que ainda não aconteceram. No lugar disso, uma vez que já detectou a possível ameaça, empregue os seus esforços para atuar preventivamente ou preparar o contorno da situação, que eventualmente, pode não se efetivar.
2. Seja muito cuidadosa com intermediários profissionais de relacionamentos e interesses de negócios. Antes que ele inicie qualquer ação em benefício da sua empresa, certifique-se de atuará de forma objetiva e disciplinada, com alvos claros, dimensionados e prazos estabelecidos.
3. Seja cuidadoso com a parte administrativa e burocrática. Pequenos descuidos e deslizes nesse campo custarão horas e horas no futuro para sua solução, sem contar com o dinheiro que terá que provisionar para liquidar as eventuais pendências, que seriam facilmente evitáveis com uma boa dose de atenção.
4. Evite se deixar seduzir pela última moda de gestão, ou sobre a novidade que vai “revolucionar” o mercado. Uma boa dose de ceticismo inicial e a paciência para pagar um pouco antes de ver, podem poupar bastante energia e evitar frustações desnecessárias.
5. Antes de entrar de cabeça em uma nova ideia ou projeto faça um cuidadoso estudo de viabilidade econômica e operacional. Nesse momento seja frio e conte com obstáculos, atrasos e custos adicionais não orçados originalmente para todas as fases programadas.
Boa sorte e até o próximo.
–
Se você quiser ver mais conteúdo sobre como produzir mais, recomendo o artigo As 3 diferenças entre a pessoa produtiva e a pessoas ocupada.
A Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.
Para ler outros textos da coluna da Plataforma Brasil no Saia do Lugar, clique aqui.
Você também vai gostar de ler:
-
Como construir uma empresa familiar eficiente: 8 dicas
Dicas essenciais para quem quer construir e gerir uma empresa familiar de sucesso. Continuar lendo →
-
8 dicas para lidar com prazos estourados
Na vida empresarial como ela é, os prazos precisam adquirir alguma elasticidade. A questão é como tratar disso, minimizando os desgastes. Continuar lendo →
-
Dicas para economizar o tempo
Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar. Não tenha dúvida … Continuar lendo →