X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Diferentes estratégias para inovação no mundo


5727426704_f904412f80_o

Imagem: Hiking Artist (Flickr)

Inovação é consenso mundial. Possivelmente, não há nenhum país (você conhece algum?) que não tenha iniciativas e políticas de promoção da inovação. Quem está à frente, quer manter a liderança (p.ex., os EUA, com a Estratégia de Inovação do Governo Obama, de 2009 e 2011); quem chegou depois (Coréia, Irlanda…) ou está tentando chegar, como o Brasil, quer se aproximar dos líderes.

As empresas cada vez mais atentam para a inovação. Percebemos isso nos jornais de economia e negócios, na livraria do aeroporto, nas palestras para a qual todos recebemos convites etc. No Brasil, o cruzamento de dados de mais de 75.000 empresas em uma pesquisa do IPEA não deixa dúvidas: as empresas que inovam são mais produtivas, crescem mais, geram mais e melhores empregos.

Mas existem diferentes tipos de inovação e ainda há quem confunda inovação com alta tecnologia. Inovação diz respeito à produção de valor no mercado, o que pode passar ou não pelo desenvolvimento de novas tecnologias.

No Brasil, floresceu nos últimos anos o mundo das startups digitais, mas ainda é necessário fortalecer o ecossistema. Ao mesmo tempo, é difícil imaginar a economia inovadora que desejamos só com startups internet, precisamos ‘fortalecer a ponta hard’ do ecossistema e conectá-la com o mundo dos negócios. Uma recente edição da MIT Technology Review provocava na sua capa: “Prometeram-me colônias em Marte. Ao invés disso, obtive o Facebook”. É o reflexo de toda uma discussão mundial sobre a importância da inovação hard e a capacidade de resolvermos grandes desafios tecnológicos.

Nesse ambiente, quatro ideias chaves sobre inovação parecem ganhar cada vez mais adeptos (pelo menos para aqueles que estão brigando pela ponta):

  1. É preciso construir uma compreensão ampla do que é inovação, incluindo criatividade, design, artes, mídia e ‘sacadas’ de diferentes tipos;
  2. A inovação ‘dura’, tecnológica (desenvolvimento de novos materiais, moléculas, equipamentos etc.), é e sempre será muito importante e fator de liderança para países e empresas, e não se opõe às coisas mais ‘soft’;
  3. Só terão sucesso as organizações e países que conectarem essas duas perspectivas. Para isso, precisarão fazer uso de ‘novas ferramentas’;
  4. Inovação está intimamente ligada a empreendedorismo.

O desdobramento dessas ideias está acontecendo em diferentes frentes ao redor do mundo. Muitas coisas ainda são novas, até mesmo experimentos. Destaco:

  • Para os governos: (i) promoção da inovação a partir de grandes desafios/problemas – a exemplo de Suécia (veja), Alemanha (veja), Coréia do Sul (veja) e outros., (ii) adoção de novas ferramentas, tais como aceleradoras, prêmios e desafios – a exemplo dos XPrizes (veja), p.ex., hackatons para o desenvolvimento de aplicações que usam dados públicos, centros de demonstração etc. – como faz o Reino Unido, através do NESTA (veja), e (iii) promoção da criatividade e da ‘formação’ em empreendedorismo. Muitas ferramentas surgidas nas empresas e empreendedores são incorporadas e escaladas por agências governamentais;
  • Para as empresas: (i) criação de unidades de negócios que trabalhem como startups, (ii) adoção de práticas de open innovation, (iii) reforço das unidades de corporate venture, para incorporar as boas soluções desenvolvidas externamente, e (iv) busca de inovação e soluções tecnológicas com a orientação/gestão de parceiros externos – operações do tipo ‘inovação curada’ (curated innovation).
  • Para as pessoas: (i) formação empreendedora através de modelos não tradicionais de educação – vale citar as americanas Singularity University e  General Assembly e a brasileira Perestoika, e (ii) compreensão pelos profissionais de que empreender pode ser uma carreira.

O Brasil nunca mandou tanta gente estudar tecnologia no exterior ou gerou conhecimento científico e tecnológico como faz hoje. Mas ainda há muito a realizar para transformar esses ativos em valor econômico. Ainda estão em falta o ambiente, as competências de negócios e as estruturas empresariais capazes de habilitar esse movimento.

O evento que gerou o boom da indústria de venture capital nos EUA foi o IPO da Apple, em 1980. No Brasil, o ‘boom’ da indústria de VC, ainda tímido, data do final da década passada. A transformação de resultados de pesquisa tecnológica em produtos comercializados por empresas ganhou impulso nos EUA também em 1980, a partir do Bayh-Dohle Act. Uma legislação similar, a Lei de Inovação, somente foi adotada no Brasil em 2005, e ainda há muito o que fazer para que o marco regulatório seja o ideal e tenhamos condições humanas (competências) e materiais para pô-la em prática com sucesso. Em resumo, chegamos depois no jogo da inovação, mais de 20 anos depois, e ainda lutamos para implantar soluções que há muito estão estabelecidas nos países líderes.

Ao mesmo tempo em que precisamos recuperar o tempo perdido devemos dar conta de uma realidade econômica, de negócios e social que é hoje mais complexa do que no passado. Precisamos combinar velhos (subvenção, empréstimos e bolsas de pesquisa para projetos de P&D etc.) e novos instrumentos (aceleradoras, prêmios/desafios, projetos demonstração etc.) de promoção da inovação. A construção de novas formas de parcerias público-privadas (PPPs) é chave para esse processo e são animadores exemplos recentes como o Start-up Brasil.

A construção dessas novas soluções irá criar espaços, necessidades, oportunidades e desafios para o Brasil, as empresas e os profissionais. Vamos em frente!

 aaf GWzRypfc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot