X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Dispositivos Android são sete vezes mais seguros quando só instalam apps da Play Store


O Google divulgou hoje um relatório que analisa a segurança no Android em 2014, e que prova com números algo que você já sabe: apps vindos de fontes não-oficiais podem deixar seu dispositivo muito mais vulnerável.

Desde o ano passado, o Android vasculha os apps instalados no dispositivo – quer tenham vindo da Play Store ou de outros lugares – para detectar código malicioso. Mais de 1 bilhão de dispositivos são analisados dessa forma.

Assim, o Google descobriu que menos de 1% dos dispositivos Android tiveram apps potencialmente perigosos no ano passado. Isso cai para 0,15% entre dispositivos que só baixam apps do Google Play – uma diferença de quase sete vezes.

O Google diz que realiza, todo dia, 200 milhões de varreduras de segurança em dispositivos Android. A Verificação de Aplicativos roda no plano de fundo para detectar novas ameaças, incluindo spyware (apps que espionam seu uso do smartphone), ransonware (apps que bloqueiam o smartphone e exigem pagamento para liberá-lo) e fraudes por meio de serviços WAP e SMS.

Tudo isso funciona de forma automática mas, este ano, o Google incluiu um fator humano no processo. Os apps enviados para aprovação na Play Store estão sendo testados por uma equipe de especialistas antes de entrarem na loja. A ideia não é checar se o app é estável ou se funciona bem: o objetivo é identificar se os termos de uso para desenvolvedores estão sendo violados.

Android Safety Net, to detect and protect against known and future attacks pic.twitter.com/T5khy354LR

— Pau Oliva (@pof) February 27, 2014

O Google também detalha outro recurso, chamado SafetyNet. Ele foi mencionado pela primeira vez na RSA Conference 2014, e é descrito no site oficial como “serviços do Google que ajudam a avaliar a saúde e segurança de um dispositivo Android”.

Trata-se de uma API para desenvolvedores que valida certificados de segurança, inspecionando mais de 400 milhões de conexões SSL por dia. Em comunicado à imprensa, o Google diz:

Mais focado na proteção contra ameaças que chegam por meios que não a instalação de apps, o SafetyNet contribuiu para a prevenção de ataques vindos por meio de modificações mal intencionadas na API e invasões em rede, além de adotar medidas para tornar a navegação mobile mais segura.

O Google está tentando reverter a imagem de que o Android é menos seguro que a concorrência. Vez ou outra, algum app com malware acaba invadindo a Play Store; felizmente, o Google costuma agir rápido para removê-los.

fafb fpWQoN

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot