Uma vaga em aberto na sua empresa pode significar oportunidade de crescimento para um funcionário que está se destacando. Promoção interna não é novidade no mercado, mas o jornal espanhol El Economista apresentou duas dicas que podem facilitar o processo, evitando erros e injustiças na hora de escolher o colaborador que já está na sua folha de pagamento, mas será contemplado com as tão sonhadas ascensões profissional e salarial. Confira:
Intercâmbio de talentos
O funcionário que merece ser promovido pode estar em qualquer departamento da sua empresa. Assim, é interessante consultar os líderes de cada equipe para levantar os nomes dos maiores talentos e, se possível, promover entre os aspirantes um intercâmbio de funções, testando o colaborador em múltiplas tarefas. Ao final da experiência, a chefia deve se reunir para apresentar um relatório de desempenho do candidato.
Avaliação de desempenho
Um teste de grupo que dure dois ou três dias pode ajudar na escolha do funcionário que merece ser promovido. Propor situações reais nas quais o candidato possa vender um produto, fazer uma apresentação ou conduzir uma videoconferência, por exemplo, podem ajudar a esclarecer questões como capacidade de trabalho em equipe, respostas a contratempos e permeabilidade de novas ideias, antes mesmo de uma entrevista individual.