X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

EBC mostra projetos-piloto para ver se a TV digital finalmente decola


Uma loja de aplicativos e um canal de serviços na tela da sua TV – mesmo que ela não tenha acesso à internet. Estes são os projetos-piloto da Empresa Brasil de Comunicação, estatal responsável pelos veículos públicos de comunicação, como a TV Brasil e a Agência Brasil, para a TV digital. Eles foram apresentados por Emerson Weirich, gerente executivo de engenharia e rádio da EBC, na Campus Party 2013.

O Portal de Aplicativos EBC é um projeto já concluído e disponibiliza para o espectador uma série de apps, como clima, trânsito, responder enquetes e até mesmo ver na tela os tweets do programa que assiste. “A navegação é muito parecida com um aplicativo de tablet ou de celular”, diz Weirich. Isto, segundo o executivo, demanda uma certa capacidade de usar por parte do espectador.

Por isso, o segundo projeto busca ser mais simples: o Canal de Serviços do Governo Federal é como um canal de televisão com algo a mais: a interatividade. O Canal está em testes na cidade de João Pessoa, onde cem famílias cadastradas no bolsa-família receberam set-top boxes para testá-lo.

A decisão de realizar os testes com essas famílias não foi por acaso: segundo João Batista Banari Bó, diretor de inovações tecnológicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a intenção do Governo Federal é incluir digitalmente mais de 80 milhões de pessoas através do sinal aberto de TV digital.

Ambos os projetos usam Ginga, o middleware padrão desenvolvido especialmente para a TV digital brasileira e que é obrigatório em todas as TVs e receptores produzidos aqui. Ele garante que o aplicativo rode em qualquer televisão, independente da marca.

As políticas governamentais para a TV digital também incluem o investimento de R$ 15,4 milhões na criação de centros de produção e pós-produção de conteúdo, além de medidas como a adoção de “cotas” de programação nacional nos canais das TVs por assinatura.

Já faz um tempo razoável que a gente ouve falar nesses assuntos. No Brasil, o padrão digital chegou em 2007, mas até agora, a tão prometida interatividade ficou só no campo das possibilidades. Será que agora vai?

Foto: Cristiano Sant’Anna/indicefoto/Flickr da Campus Party

fcd gGlDlPMgNAI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot