Maior acontecimento de inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo, a Campus Party chega ao Recife nos próximos dias 26 a 30, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall. No período, irá promover o encontro entre grandes nomes da web nacional e palestrantes internacionais, além de talentos locais. Ao todo, serão mais de 200 horas de conteúdo.
Assim como sua versão em São Paulo, a Campus Party do Recife contará com o apoio do Sebrae Nacional e também do Sebrae em Pernambuco na realização de ações de promoção do empreendedorismo. Para tanto, a entidade é curadora exclusiva do Campus Empreendedorismo, espaço no qual serão proporcionadas oportunidades para que ideias e projetos inovadores sejam revelados. Uma das ações nesse sentido envolve a participação de oito duplas de Agentes Locais de Inovação (ALI), que irão percorrer o espaço da Campus Party Recife em busca de jovens empreendedores com uma ideia de negócio.
O Campus Empreendedorismo terá ainda uma programação composta por palestras e debates de temas que possam promover a troca de conhecimentos necessários para se ter um negócio de sucesso. Entre os temas em discussão estão design thinking e business model generation; empreendedorismo digital; formas inovadoras de investimento inicial para startups; o poder da co-criação na geração de valor para os negócios; empreendedorismo criativo; e reinvenção da indústria em Pernambuco. O espaço tem como curadores Ana Maria Coelho, gerente nacional de Serviços no Sebrae e autora do blog Lounge Empreendedor; e Márcio Brito, coordenador da Carteira de Projetos de Economia Digital pelo Sebrae Nacional.
Campus Party Recife
Em sua primeira edição na cidade, a Campus Party terá a participação de dois mil campuseiros e quatro pilares de conteúdos. São eles: inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão digital. O evento será organizado em três grandes espaços: a Arena, no qual os campuseiros poderão interagir e participar de atividades como palestras, oficinas e competições; Camping, com as barracas e a infraestrutura necessária para este tipo de hospedagem; e a Zona Expo, área gratuita e aberta ao público em geral no qual será realizada a ação de inclusão digital, com a expectativa de aproximar três mil pessoas do universo da tecnologia.
A inclusão digital também estará presente por meio da programação do espaço Arena, com discussões de temas como acessibilidade e educação. No local, três dos cinco palcos de conteúdo ganham nomes em homenagem a personalidades da história da humanidade que contribuíram para importantes áreas do conhecimento: Cenário Galileu, Cenário Michelangelo e Cenário Pitágoras. Tem ainda o Cenário Stadium e o Cenário Principal.
Entre os nomes confirmados para esta primeira edição no Recife estão o engenheiro Mike Comberiate, que atuou por mais de 40 anos na NASA; Bel Pesce, a brasileira de 24 anos que é um dos grandes nomes do empreendedorismo no Brasil e no Vale do Silício; e o bioartista brasileiro Eduardo Kac, responsável por algumas das mais polêmicas e obras de arte da atualidade, a exemplo do coelho fosforescente.