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Empresas nas redes sociais: quando uma boa estratégia pode atrapalhar tudo


Empresas nas redes sociais: quando uma boa estratégia pode atrapalhar tudoPode parecer meio estranho quando olhamos logo na primeira vez, mas se observarmos bem de perto dá para perceber quando uma boa estratégia de redes sociais atrapalha o andamento normal da sua empresa. E falo sobre estratégia não algo necessariamente complexo, mas uma estruturação de ações que iriam ser realizadas nos canais que a sua empresa utiliza, como Facebook e Twitter.

Acredito que existem dois modos bem claros onde uma boa estratégia pode acabar atrapalhando o dia-a-dia da companhia. O primeiro se refere quando a empresa pretender atuar nas redes sociais, contrata um profissional, uma agência ou até mesmo monta uma equipe, mas não tem o “espírito” pra coisa. Nesse ponto, uma estratégia bem delineada para as redes rende mais dores de cabeça do que bons frutos.

O segundo ponto acontece quando a sua empresa oferece produtos e serviços ruins. Não adianta contratar os melhores profissionais do mercado se a sua empresa oferece algo tão ruim e com um atendimento deplorável. De que adianta investir pesadamente em uma presença online se na hora do “vamos ver” o consumidor irá se deparar com uma qualidade que não faz jus ao trabalho que os profissionais estão desempenhando nas redes? Novamente uma boa estratégia de redes sociais só tende a atrapalhá-lo, já que você crê que só o digital será a salvação de tudo.

Nesses 2 cenários expostos podemos evidenciar alguns pontos. Vamos lá.

1. A sua empresa não tem a mesma pegada que os profissionais

Vamos supor que a sua empresa seja do ramo de serviços. Com muito empenho e trabalho, a equipe dedicada na manutenção das suas redes sociais conseguiu conquistar um número considerável de fãs, produzindo um conteúdo tão bacana que a interação do público é algo quase que natural. Mas aí surge a primeira oportunidade de integrar as plataformas digitais com o seu ponto físico, talvez para gerar um desconto para o usuário que participar daquela ação. Mas na hora do vamos ver… A sua empresa se nega a fazer qualquer promoção ou demora tanto que perde o timing das interações. Uma super oportunidade perdida por pura teimosia ou burocracia em alguns casos.

2. De que adianta ser bom no on se é ruim no off?/

Ter uma presença barulhenta não é a coisa mais difícil do mundo. Porém construir uma atuação mais marcante já depende diretamente de todas as suas ações envolvendo o digital… e o offline! Talvez muitas empresas se esqueçam, mas de nada adianta contratar o melhor profissional ou a melhor agência se a sua empresa investe pouco na qualidade dos serviços oferecidos e mantêm um atendimento tão ruim que faz qualquer um sair bufando da sua loja. Nesse caso, a mídia social é contra a loja e a loja é contra a mídia social

Independentemente de qual for o cenário que você atua, eu sugeriria a opção de não investir em mídias sociais. Todos nós sabemos que queria a sua empresa ou não ela já está sendo comentada e sendo algo de críticas e elogios. O ponto chave é se você vai participar dessa conversa de modo transparente ou se vai ficar como aquela vizinha chata que vai na casa de todo mundo mas jamais aceita visitas. A empresa não e sua e os canais digitais que ela usa também não. Quer fidelizar e conquistar mais público? Invista primeira em casa e só depois saia mostrando o que você tem.

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