Pode parecer meio estranho quando olhamos logo na primeira vez, mas se observarmos bem de perto dá para perceber quando uma boa estratégia de redes sociais atrapalha o andamento normal da sua empresa. E falo sobre estratégia não algo necessariamente complexo, mas uma estruturação de ações que iriam ser realizadas nos canais que a sua empresa utiliza, como Facebook e Twitter.
Acredito que existem dois modos bem claros onde uma boa estratégia pode acabar atrapalhando o dia-a-dia da companhia. O primeiro se refere quando a empresa pretender atuar nas redes sociais, contrata um profissional, uma agência ou até mesmo monta uma equipe, mas não tem o “espírito” pra coisa. Nesse ponto, uma estratégia bem delineada para as redes rende mais dores de cabeça do que bons frutos.
O segundo ponto acontece quando a sua empresa oferece produtos e serviços ruins. Não adianta contratar os melhores profissionais do mercado se a sua empresa oferece algo tão ruim e com um atendimento deplorável. De que adianta investir pesadamente em uma presença online se na hora do “vamos ver” o consumidor irá se deparar com uma qualidade que não faz jus ao trabalho que os profissionais estão desempenhando nas redes? Novamente uma boa estratégia de redes sociais só tende a atrapalhá-lo, já que você crê que só o digital será a salvação de tudo.
Nesses 2 cenários expostos podemos evidenciar alguns pontos. Vamos lá.
1. A sua empresa não tem a mesma pegada que os profissionais
Vamos supor que a sua empresa seja do ramo de serviços. Com muito empenho e trabalho, a equipe dedicada na manutenção das suas redes sociais conseguiu conquistar um número considerável de fãs, produzindo um conteúdo tão bacana que a interação do público é algo quase que natural. Mas aí surge a primeira oportunidade de integrar as plataformas digitais com o seu ponto físico, talvez para gerar um desconto para o usuário que participar daquela ação. Mas na hora do vamos ver… A sua empresa se nega a fazer qualquer promoção ou demora tanto que perde o timing das interações. Uma super oportunidade perdida por pura teimosia ou burocracia em alguns casos.
2. De que adianta ser bom no on se é ruim no off?/
Ter uma presença barulhenta não é a coisa mais difícil do mundo. Porém construir uma atuação mais marcante já depende diretamente de todas as suas ações envolvendo o digital… e o offline! Talvez muitas empresas se esqueçam, mas de nada adianta contratar o melhor profissional ou a melhor agência se a sua empresa investe pouco na qualidade dos serviços oferecidos e mantêm um atendimento tão ruim que faz qualquer um sair bufando da sua loja. Nesse caso, a mídia social é contra a loja e a loja é contra a mídia social
Independentemente de qual for o cenário que você atua, eu sugeriria a opção de não investir em mídias sociais. Todos nós sabemos que queria a sua empresa ou não ela já está sendo comentada e sendo algo de críticas e elogios. O ponto chave é se você vai participar dessa conversa de modo transparente ou se vai ficar como aquela vizinha chata que vai na casa de todo mundo mas jamais aceita visitas. A empresa não e sua e os canais digitais que ela usa também não. Quer fidelizar e conquistar mais público? Invista primeira em casa e só depois saia mostrando o que você tem.