X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Encadeamento produtivo ajuda pequenos negócios a inovar


Programas do Sebrae que trabalham a inovação e a competitividade geram resultados concretos para as micro e pequenas empresas

A inovação pode ser um diferencial para os pequenos negócios se destacarem no mercado, no entanto, esse processo precisa gerar resultados concretos para as empresas. A afirmação é do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que participou nesta segunda-feira (28) da abertura da 14ª Conferência  Anpei de Inovação Tecnológica, em São Paulo.  

“Não pode ser a inovação pela inovação. Ela deve gerar mais e melhores notas fiscais. Inovar é fazer diferente para fazer melhor”, disse Carlos Alberto dos Santos. O diretor-técnico, que proferiu a palestra Pequenos Negócios nas Cadeias de Valor: Um Modelo Competitivo de Negócios, ressaltou que oSebrae possui diversos programas ligados à inovação, como o Sebraetec e o Agentes Locais de Inovação (ALI), com subsídio de até 80% para as empresas.

O encadeamento produtivo – em que os pequenos negócios passam a fazer parte da cadeia de valor das grandes empresas – tem se mostrado uma solução para melhorar esse cenário, estimulado por um programa nacional desenvolvido pelo Sebrae em parceria com empresas-âncoras, a exemplo da Petrobras, Gerdau, Odebrecht, entre outras. Além dos benefícios para os pequenos negócios, que ganham mais competitividade e produtividade, esse processo também traz vantagens aos empreendimentos de grande porte, principalmente em áreas como distribuição e pós-venda. “O valor da marca de uma grande empresa depende dessa cadeia”, reforça o diretor do Sebrae.

Segundo Carlos Alberto dos Santos, a fatia das micro e pequenas no total de empresas no Brasil equivale a de países da União Europeia, mas é muito menor quando considerados o volume de empregos e a participação no Produto Interno Bruto (PIB). “No caso da Itália, os pequenos negócios respondem por 99,4% do total de empresas e 55,6% do valor do PIB, além de gerarem 68,5% dos empregos. Já no Brasil, são responsáveis por 99,1% do total de empreendimentos, mas acumulam 52,2% dos empregos e cerca de 25% do PIB. Isso significa que as empresas brasileiras, embora existam exceções, precisam melhorar a sua produtividade”, destacou o diretor-técnico.

Também presente no evento, que é patrocinado pelo Sebrae, o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Carlos Calmonovici, destacou a importância da parceria com o Sebrae em programas desenvolvidos pela Anpei. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, participará logo mais, às 15h30, do painel A Nova Onda de Empreendedorismo no Brasil.

A Conferência, que termina nesta terça-feira (29), vai discutir ainda a inovação em produtos, serviços e processos, no marketing e a inovação organizacional. A programação contará com especialistas internacionais em inovação, apresentação de cases de sucesso de empresas, painéis para discussão de políticas públicas e de mecanismos de estímulo à inovação, e apresentação dos resultados dos Comitês Temáticos da Anpei, que trabalham para mapear as melhores práticas em assuntos como gestão da propriedade intelectual, gestão de centros de P&D, inovação em serviços, entre outros.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot