X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Endeavor ajudou a gerar mais de R$ 2 bi em receitas anuais e 20 mil empregos


por Mônica Pupo

A Endeavor é uma das principais orga­nizações internacionais sem fins lucrativos destinada ao fomento do empreendedoris­mo, atuando na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para for­talecer a cultura empreendedora. “Acredita­mos que o empreendedorismo é o motor de mudança que o País precisa para crescer e se fortalecer. Gosto de dizer que a Endeavor é o plural de sonho. É a dinâmica do coletivo. É paixão por pessoas, não só por negócios. É um ambiente de troca e confiança mútua. É pra quem sonha grande e acredita que pode­mos transformar o Brasil em uma referência mundial em empreendedorismo”, declara Marcos Mueller, coordenador da instituição em Santa Catarina.

No Brasil desde 2000, a Endeavor já aju­dou a gerar mais de R$ 2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil empregos dire­tos através de programas de apoio a empre­endedores; e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância.

A ideia de trazer a instituição para o Brasil surgiu após uma conversa entre Beto Sicupi­ra – renomado empreendedor brasileiro – e Linda Rottenberg, no fim da década de 1990. Na época, ela estava começando a transfor­mar em realidade o seu sonho de construir uma organização que ajudasse a promover a cultura empreendedora nos países em de­senvolvimento. A Endeavor já possuía ope­rações recentes no Chile e Argentina.

Encantado com a ideia, Sicupira con­vidou seus sócios, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, a se juntarem à iniciativa – e encontrou na jovem Marilia Rocca a pessoa ideal para empreender a iniciativa no País. Assim, no dia 16 de junho de 2000, a Endea-vor inaugurou oficialmente as suas opera­ções no Brasil.

Treze anos se passaram desde então e hoje a entidade está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Por­to Alegre, Florianópolis e Recife. “Além disso, formou uma rede de centenas de mentores e se tornou responsável pelos principais programas de educação empreendedora do País e por levar a mensagem do empreende­dorismo para milhões de brasileiros”, enfa­tiza Mueller. Atualmente, a organização tem escritórios em 18 países.

A importância da Endeavor para os bra­sileiros torna-se ainda mais primordial em momentos como o atual, em que o País se vê cercado de oportunidades e nos investi­dores, principalmente por conta de eventos que estão por vir, a exemplo da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Segundo o IBGE, atualmente existem 30 mil empresas de alto impacto, que crescem mais 20% ao ano e que são responsáveis por 57% dos empre­gos gerados, num universo de 2 milhões de empresas brasileiras. “Ou seja, ainda temos muito a fazer. E é nesse cenário que a Endea-vor trabalha, identificando e selecionando empreendedores grandes enquanto peque­nos, com visão, sonho grande, uma capaci­dade de criar algo novo e de botar pra fazer sempre com muito brilho nos olhos.”

Por isso, a entidade percorre o Brasil em busca de empreendedores, realizando um trabalho árduo e rigoroso que envolve mais de 300 mentores que têm a missão de identificar, selecionar e potencializar esses talentos. Atualmente, a Endeavor está com 58 empreendimentos. “Através dessas his­tórias que ajudamos a escrever, adquirimos um conhecimento riquíssimo sobre empre endedorismo, que temos a missão de disse­minar para toda a sociedade, por isso tradu­zimos este conhecimento nas dezenas de cursos programas e eventos que realizamos, influenciando o ambiente”, conta Mueller.

Uma das ferramentas mais importantes da organização é o “Bota pra Fazer”, que consiste numa metodologia baseada em conteúdo prático e vivência empreende­dora e que está sendo implementada nas principais universidades do País. Recente­mente, também foi lançado um novo portal que concentra informações relevantes para o brasileiro que empreende no seu dia a dia ou que sonha em empreender.

No entanto, fomentar o empreendedo­rismo num país repleto de desigualdades e injustiças nem sempre é tarefa fácil. Segun­do a pesquisa “Empreendedorismo nas Uni­versidades”, realizada pela Endeavor, mais de 60% dos jovens universitários brasileiros querem empreender seu próprio negócio. “O que percebemos como um grande desa­fio para o crescimento qualitativo da cultura empreendedora é o despreparo e a inefi­ciência do ambiente, ou seja, existe muita vontade, mas pouca ação. Dos 60%, apenas 38,1% investem seu tempo em capacitação para empreender e mesmo esse pequeno grupo que busca capacitação se sente des­preparado, pois grande parte dos cursos preparatórios não tem o contato com o em­preendedorismo na prática”, conta Mueller.

Além das deficiências na educação, ou­tro ponto que preocupa o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil é o am­biente regulatório, a burocracia para empre­ender e o regime tributário desbalanceado. “Estes são, com certeza, desafios importan­tes para construirmos um país mais empre­endedor.”

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot