Pesquisa online da eCRM123, empresa especializada em CRM social, sobre compras via e-commerce no Natal de 2012, revela que 62% dos participantes consideram “ótima” a ideia da Amazon, maior varejista virtual do mundo, operar também no Brasil. Outros 22% avaliam como “boa” a iniciativa; 11% não têm opinião formada e 5% se mostraram indiferentes. Não houve rejeição à chegada da varejista no Brasil entre os participantes. A pesquisa preliminar é referente ao período de 5 de outubro e 1º de novembro, e foi realizada com aproximadamente 130 pessoas. A íntegra do estudo deve ser divulgada nos próximos dias.
De acordo com José Jarbas, CEO da eCRM123 e idealizador da pesquisa, a decisão de analisar o comércio e varejo eletrônicos surgiu por acreditar que este é o segmento que tem mais condições de aperfeiçoar o relacionamento das empresas com os consumidores. “O comércio virtual no Brasil ainda necessita de ferramentas de CRM social e marketing que consigam oferecer a mesma qualidade propiciada por empresas fora do país”, explica.
Referente à Amazon, a pesquisa destaca ainda que 53% dos participantes afirmam conhecer o site da empresa. Também apareceram outros nomes já conhecidos dos brasileiros: Americanas.com, Submarino, Mercado Livre e Magazine Luiz foram os mais citados, respectivamente.
Compras
Os participantes também foram questionados sobre quais tipos de produtos pretendem consumir no Natal deste ano: 34% afirmaram que vestuário está em primeiro lugar. Outros 28% irão optar pelos eletro-eletrônicos, 17% pelos brinquedos, 7% por alimentos, 6% por livros e 3% por utensílios domésticos. 5% pretendem adquirir outros tipos de produtos.
O valor que o consumidor digital pretende desembolsar neste Natal também foi apurado pela eCRM123: 25% dos participantes afirmam que pretendem gastar até R$ 50 com presentes de Natal. Outros 28% informaram que irão gastar entre R$ 51 e R$ 100; 11%, de R$ 101 a R$ 150; 8%, de R$ 151 a R$ 250. Dos participantes, 28% pretendem gastar mais de R$ 250 em compras online.
A pesquisa foi apresentada durante o Socl Day, em São Paulo. O evento contou com a participação de profissionais de marketing digital de diversas empresas e pode ser visualizado em aqui.
Na ocasião, o CEO da eCRM123 explicou que o chamado “consumidor social”, aquele ligado às redes sociais, possui em média uma rede de 270 contatos. Segundo ele, a perda de um só consumidor social pode significar mais de R$10 mil a longo prazo para uma companhia ou marca. Isso em função de seu poder de influência negativo sobre seus contatos.
Via divulgação Rosa Arrais.