Marco Gomes é o fundador da boo-box e atualmente está lançando o Mova+, um serviço que incentivará usuários a se exercitarem em troca de pontos em programas de fidelidade, que podem ser usados na compra de viagens, produtos e outros benefícios.
1. Além de ganhar as milhas do Mova+, quais os benefícios que o empreendedor pode ganhar ao manter uma rotina de exercícios físicos?
O sedentarismo mata tanto quanto cigarro (fonte) e é responsável por 13% das mortes no Brasil (fonte).
Ao manter uma rotina de exercícios físicos, toda pessoa tende a ser mais saudável, disposta e feliz.
2. Muitas vezes o exercício físico é considerado algo chato e repetitivo. O que você sugere para que o empreendedor consiga praticar exercícios por prazer, não só por obrigação?
Eu solucionei esta “chatice” dos exercícios físicos ao mudar minha rotina, fazendo o caminho casa-trabalho de bike no mínimo 3 vezes por semana.
Inserir a prática esportiva no seu dia-a-dia é uma excelente maneira de se motivar e integrar as atividades com seu cotidiano.
3. O início da prática de um novo exercício pode ser encarado como algo bem trabalhoso, que exige a compra de equipamentos, consulta a médicos, treinadores, etc. Para você, qual o caminho mais rápido para começar a prática de esportes?
Eu não sou especialista no assunto, sou apenas um praticante de esportes e não um instrutor ou professor treinado.
Acredito que a simplicidade é sempre a chave para resolução dos problemas. Recomendo, portanto, começar aos poucos, com equipamentos simples e escalas graduais de prática esportiva, nada muito drástico.
4. No seu caso, como foi o processo de ganhar o hábito de se exercitar? Foi algo natural ou uma decisão tomada justamente para aproveitar os benefícios?
Eu sempre pratiquei esportes, desde a adolescência eu pedalava bastante, depois pratiquei parkour (prática esportiva francesa) por 5 anos, até que a rotina tirou o tempo e a motivação dos treinos e eu voltei a pedalar diariamente até o trabalho, 16 km por dia.
Foi algo que fiz para unir o útil ao agradável: indo de bike para o trabalho eu tenho mais previsibilidade do meu dia, pois não corro o risco de ficar preso no congestionamento de São Paulo; eu fico mais saudável com a prática esportiva constante; e também contribuo para uma cidade e uma sociedade melhor, com um carro a menos no asfalto já superlotado do centro expandido de São Paulo.
5. Geralmente o empreendedor trabalha muitas horas por dia e quando chega em casa só quer pensar em ficar um pouco com a família e dormir. Qual sua dica para quem “não possui tempo pra nada” e quer manter uma rotina de exercícios?
É como eu disse anteriormente, integrar a prática esportiva à sua rotina, pedalar até o trabalho, nadar com os filhos, correr com a esposa, por exemplo.
Se você transforma a prática esportiva em um momento social de convivência e lazer, a motivação vai ser a mesma daquele habitual “futebol de quarta-feira” que muitos praticam com os amigos.
–
Nota do editor: Apesar de jogar muita bola até a adolescência, a entrada na faculdade me tornou bastante sedentário e isso acabou gerando certo problemas de saúde.
Depois de um tempo insatisfeito, decidi mudar meus hábitos, começando pela corrida, depois melhorando a alimentação e além de perder 16kg e uma bela pança, essa mudança gerou resultados impressionantes na auto-estima, melhorou meu sono (algo extremamente importante para um baiano) e consequentemente a produtividade.
Se você quer criar um hábito de criar exercícios e não sabe muito bem como fazer isso, recomendo conferir o artigo Como transformar uma empolgação momentânea em um hábito.
Além disso, no momento em que você ganhar esse excelente hábito, vale a pena transformar isso em milhas através do Mova+.
O serviço ainda não foi lançado, mas você pode se cadastrar para receber novidades por aqui.
Obs.: Créditos da imagem para Shutterstock e Leo Neves para a foto de Marco
The post Entrevista: Como empreendedores podem ganhar uma rotina de exercícios físicos appeared first on Saia do Lugar.